O que é tendências pedagógicas liberais e progressistas?

Índice

O que é tendências pedagógicas liberais e progressistas?

O que é tendências pedagógicas liberais e progressistas?

As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo. A escola libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.

Qual a importância das tendências pedagógicas para a educação?

As tendências pedagógicas são de extrema relevância para a Educação, principalmente as mais recentes, pois contribuem para a condução de um trabalho docente mais consciente, baseado nas demandas atuais da clientela em questão. ... Isso nada mais é do que buscar o sentido da prática docente”.

Quais são as tendências progressistas?

  • 2) Tendências Progressistas - Partem de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação e é uma tendência que não condiz com as ideias implantadas pelo capitalismo.

Quais as tendências pedagógicas progressistas?

  • As tendências pedagógicas progressistas propõe transformações na sociedade e, por isso, questionam relações e colocam a educação como instrumento de transformação social. Tem caráter pedagógico e político ao mesmo tempo, porque fazem crítica às realidades sociais e se afastam das ideias capitalistas.

Quais são as tendências pedagógicas liberais?

  • Existem quatro tendências pedagógicas liberais: Tradicional: tem como objetivo a transmissão dos padrões, normas e modelos dominantes. Os conteúdos escolares são separados da realidade social e da capacidade cognitiva dos alunos, sendo impostos como verdade absoluta em que apenas o professor tem razão.

Por que a educação brasileira tem tendências liberais?

  • A educação brasileira, pelo menos nos últimos cinquenta anos, tem sido marcada pelas tendências liberais nas suas formas, ora conservadora, ora renovada. Evidentemente tais tendências se manifestam, concretamente, nas práticas escolares e no ideário pedagógico de muitos professores, ainda que estes não se deem conta dessa influência.

Postagens relacionadas: