Qual a relação entre território e poder?

Índice

Qual a relação entre território e poder?

Qual a relação entre território e poder?

Fronteiras delimitam o limite do poder de um grupo sobre uma área. ... Segundo ele, o território é uma área onde algum grupo exerce poder. A fronteira representa o limite deste poder.

Qual o significado de território para a Geografia?

O território é um importante conceito para os estudos geográficos e possui diferentes abordagens. O território é usualmente definido como uma área do espaço delimitada por fronteiras a partir de uma relação de posse ou propriedade, seja essa animal ou humana.

Qual a relação entre território e política?

[...] o fato de que, se, por um lado, as forças políticas dirigem a organização e o ordenamento do território, por outro o território influencia diretamente na política de gestão desse espaço social.

O que significa poder na geografia?

Poder é o direito de deliberar, agir, mandar e, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, a posse de um domínio, da influência ou da força. Poder é um termo que se originou a partir do latim possum, que significa “ser capaz de”, e é uma palavra que pode ser aplicada em diversas definições e áreas.

Qual é o conceito de fronteira?

  • Conceito de. fronteira. Uma fronteira é uma linha convencional que marca os confins de um Estado. As fronteiras podem ser delimitadas fisicamente (com muros ou cercas), embora não seja sempre esse o caso, daí se falar de convenção: os diferentes países acordam entre eles até onde chegam os seus respectivos limites;

Quais são as fronteiras políticas entre países?

  • Muitas vezes, as fronteiras políticas entre países se formam ao longo dos limites físicos. Por exemplo, a fronteira entre a França e a Espanha segue os picos das montanhas dos Pirineus, enquanto os Alpes separam a França da Itália. O Estreito de Gibraltar é a fronteira entre o sudoeste da Europa e o noroeste da África.

Quais são as fronteiras naturais?

  • Também convém frisar que existe as chamadas fronteiras naturais, que são aquelas constituídas por obstáculos geográficos, resultando da própria natureza, como é o caso dos cursos de água e das montanhas. Por fim, no sentido cultural, usa-se o termo “fronteiras” para designar a divisão cultural entre um grupo de pessoas, por exemplo.

Como confundir fronteiras com fronteiras?

  • É importante não confundir fronteira com limites, já que os limites são linhas e as fronteiras se tratam de áreas, havendo nelas maior interação. Ou seja, as fronteiras referem-se a algo mais dinâmico, havendo ali uma comunicação e relação que abrange desde áreas econômicas quanto culturais, sociais, etc.

Postagens relacionadas: