O que caracteriza a literatura de formação?

O que caracteriza a literatura de formação?

O que caracteriza a literatura de formação?

Literatura de Formação Também conhecida como literatura catequética, esse grupo literário é composto por poemas, cartas, sermões e peças de teatro produzidos pelos padres jesuítas que desembarcaram no Brasil no início da colonização.

Por que o Quinhentismo também é conhecido como crônicas de viagem?

Este período literário reúne relatos de viagem com características descritivas sobre o Brasil em seus primeiros anos após o descobrimento pelos portugueses no século XVI. O nome Quinhentismo faz referência ao ano de 1500, considerado o marco de início desta etapa.

É um grande nome da literatura jesuítica?

Fernão Cardim () De sua literatura jesuítica destacam-se as obras: Do Clima e da Terra do Brasil; Do Princípio e Origem dos Índios do Brasil; Narrativa Epistolar de Uma Viagem e Missão Jesuítica.

São características da literatura jesuítica?

Características da Literatura Jesuítica

  • Linguagem de fácil compreensão;
  • Elaboração de textos com caráter descritivo e informativo;
  • Abordagem predominante de temas religiosos e cotidianos com base na fundamentação religiosa do Cristianismo;
  • Literatura produzida com caráter religioso e documental;
  • Crônicas de viagens;

Quais são as características da literatura de catequese?

Os textos da literatura de catequese tinham o caráter didático e pedagógico voltados para a moral religiosa cristã, com temas pautadas a trechos e passagens da bíblia, com encenações da vida de Jesus e dos santos. Esse estilo também foi marcado pela poesia didática e linguagem de fácil entendimento e simples.

Como Caracterizou-se a literatura de informação do Brasil?

A Literatura de Informação corresponde aos textos de viagens escritos em prosa e fazem parte do primeiro movimento literário do Brasil: o Quinhentismo (). Recebem esse nome pois são textos de caráter informativo os quais eram escritos com o intuito informar sobre as novas terras descobertas.

O que pode ser entendido como crônicas de viagem?

CRONICA DE VIAGEM -, a crônica de viagem é uma narração curta escrita pelo mesmo autor descrevendo a viagem de acordo com a sua própria visão crítica das paisagens ; pontos turísticos ; locais pitorescos . Não é o roteiro de viagem e sim a descrição dos locais visitados com humor e divertimento .

O que foi o período chamado Quinhentismo?

Produções literárias no Brasil realizadas em 1500 O Quinhentismo foi o conjunto de produções literárias produzidas no Brasil no século XVI.

Quais são os escritos dentro da literatura de catequese?

  • Além disso, alguns escritos dentro da literatura de catequese buscavam retratar, produzidos pelos viajantes, as descobertas terrestres e marítimas, além de conquistas de novas terras, da colonização e nas conseqüências econômicas, políticas e morais que esses feitos trariam para a metrópole portuguesa.

Qual o significado da expressão “texto”?

  • Definir o significado da expressão “texto” pode parecer tarefa simples. Entretanto, ainda há muitas discussões na Linguística (ciência que estuda a linguagem) acerca dessa definição, existindo diversas correntes que, cada uma a seu modo, classificam texto de uma maneira. De forma geral, é possível dizer que:

Quem é o representante comercial de uma empresa?

  • Já sabemos que o representante comercial é o “ator” que vende bens ou serviços em nome de uma empresa. Além de manter um bom relacionamento com os clientes, o profissional também tem a responsabilidade de atuar na manutenção da boa imagem da empresa.

Quais são os exemplos de textos descritivos?

  • Alguns exemplos de textos descritivos. Diário; Relatos; Biografia; Notícia; Cardápio; Exemplo de texto descritivo. A Carta de Pero Vaz de Caminha é um relato de viagem, sendo, portanto, um exemplo de descrição: "Também andavam, entre eles, quatro ou cinco mulheres moças, nuas como eles, que não pareciam mal.

Postagens relacionadas: