Quais são as transferências constitucionais?

Quais são as transferências constitucionais?

Quais são as transferências constitucionais?

As transferências constitucionais consistem na distribuição de recursos provenientes da arrecadação de tributos federais ou estaduais, aos estados, Distrito Federal e municípios, com base em dispositivos constitucionais.

Como são feitas as transferências intergovernamentais de recursos no SUS?

A maior parte das transferências realizadas através do SUS estão inseridas nas modalidades conhecidas como “fundo a fundo” e são obrigatórias e condicionais. Isso significa que elas são realizadas de forma automática e compulsória e devem, necessariamente, ser aplicadas em fins específicos na área da saúde.

Quais são as transferências constitucionais para municípios?

Dentre as principais transferências da União para os Municípios, previstas na Constituição, destacam-se: o Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE); o Fundo de Participação dos Municípios (FPM); o Fundo de Compensação pela Exportação de Produtos Industrializados - FPEX; o Fundo de Manutenção e ...

Onde consultar o repasse ao municípios?

Como consultar O botão "Consultar" levará você direto ao Portal da Transparência, no qual os repasses podem ser consultados.

O que é transferência legal?

As transferências legais com finalidades específicas podem ocorrer de três formas: a) Transferência Direta ao Cidadão; b) Transferência Automática; c) Transferência Fundo a Fundo. As Transferências Diretas ao Cidadão referem-se aos programas que concedem benefício monetário mensal à população-alvo do programa.

O que você precisa saber sobre as transferências fiscais da União?

Trata-se de um mecanismo por meio do qual os Entes Federativos compartilham suas receitas entre si. As transferências intergover- namentais constituem-se na repartição de re- cursos correntes ou de capital entre Entes Fe- derativos, ou seja, na divisão de verbas entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Como ver repasse do FPM?

Para saber informações sobre as distribuições de FPE/FPM/IPI (comunicados decendiais, cartilha, estimativa e liberação das cotas), consulte o sítio do Tesouro (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/web/stn/-/transferencias-constitucionais-e-legais).

Quais são as diretrizes para uma transferência intergovernamental?

  • Além disso, serão apresentadas diretrizes para um desenho de um sistema de transferências intergovernamentais adequado: a flexibilidade, a preservação da autonomia dos entes federados, a previsibilidade e a regularidade das transferências e a capacidade de não inibir a arrecadação local.

Quando serão discutidos os aspectos gerais das transferências intergovernamentais?

  • Serão discutidos aspectos gerais das transferências intergovernamentais, sem se ater às peculiaridades do sistema nacional.

Qual o fundamento econômico e jurídico das transferências intergovernamentais?

  • Resumo: O artigo aborda os fundamentos econômicos e jurídicos das transferências intergovernamentais num Estado Federado e sua importância para assegurar a autonomia financeira dos entes subnacionais. Serão analisadas as espécies de transferências, suas classificações e seus objetivos.

Quais são as transferências cedentes?

  • Tais transferências assumem as mais variadas formas e características, podendo coexistir num mesmo Estado. Sob o ponto de vista do orçamento cedente, as transferências podem ser classificadas em transferências legais (ou automáticas) e as transferências discricionárias ou voluntárias. Segundo Prado]

Postagens relacionadas: