Qual a contribuição da BNCC para a organização curricular da Educação Infantil?

Índice

Qual a contribuição da BNCC para a organização curricular da Educação Infantil?

Qual a contribuição da BNCC para a organização curricular da Educação Infantil?

A BNCC traz uma grande inovação ao estabelecer 10 competências gerais para nortear as áreas de conhecimento e seus componentes curriculares. Segundo o documento, o desenvolvimento dessas competências é essencial para assegurar os direitos de aprendizagem de todos os estudantes da Educação Básica.

O que significa as siglas das habilidades da BNCC?

BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é uma sigla que todo professor brasileiro conhece e pronuncia há anos e deve entrar no radar também dos estudantes e dos pais em 2020.

Quais são os cinco campos de experiência para a educação infantil?

  • Os cinco Campos de Experiência apoiam o planejamento da prática intencional. Ilustração: Rita Mayumi / Nova Escola. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece cinco Campos de Experiência para a Educação Infantil, que indicam quais são as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva.

Qual a importância da Educação Infantil?

  • Essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca. Portanto, a Educação Infantil precisa promover a participação das crianças em produções como as artes visuais, música, teatro, dança e audiovisual.

Qual a organização curricular da Educação Infantil?

  • Desta forma, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Neles, há um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes.

Como a escola está criando oportunidades para a aprendizagem das crianças?

  • Assim, a escola está criando oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los em seu cotidiano. Desta forma, percebe-se que a BNCC articula os campos de experiências como novos direitos essenciais para a aprendizagem das crianças nas escola.

Postagens relacionadas: