O que são Lamelas do esmalte?
Índice
- O que são Lamelas do esmalte?
- O que são as Periquimácias?
- Como chamamos a parte do dente que fica encoberta pelo esmalte?
- O que são as estrias de retzius?
- O que é esmalte Aprismatico?
- Qual o tamanho e a morfologia do esmalte?
- Qual é a formação do esmalte?
- Como se formaram as linhas do esmalte?
- Quais são os melhores removedores de esmalte?

O que são Lamelas do esmalte?
As lamelas são áreas de hipocalcificação que cruzam toda a extensão do esmalte. Dente por desgaste. Os fusos são os prolongamentos dos odontoblastos que se estendem até o esmalte. Encontram-se ao nível da junção amelodentinária.
O que são as Periquimácias?
As periquimácias representam a parte superficial das linhas de Retzius, estas correspondem a leves depressões lineares no sentido horizontal, causando leves ondulações na superfícies externa do esmalte.
Como chamamos a parte do dente que fica encoberta pelo esmalte?
A Coroa é a porção do dente coberta por esmalte e a única parte a se apresentar acima da margem da gengiva. A ponta da coroa é chamada de Cúspide. A Raiz é a porção do dente que se encontra abaixo da gengiva e é recoberta por uma camada de tecido fina e dura chamada Cemento.
O que são as estrias de retzius?
No esmalte humano acredita-se que estrias de Retzius são linhas incrementais refletindo o crescimento aposicional do esmalte, são visíveis em cortes longitudinais e transversos, caracterizando a superfície externa.
O que é esmalte Aprismatico?
APRISMÁTICO(sem prismas) -Primeiro esmalte a ser formado , os cristais de hidroxiapatita não conseguem se localizar pra formar o prisma então o esmalte fica meio desorganizado. -Esmalte jovem -Esta sujeito ao desgaste quando submetido ao atrito -Ameloblasto senil também produz esmalte aprismático.
Qual o tamanho e a morfologia do esmalte?
- Compare o tamanho e a morfologia do fuso do esmalte com o tufo do esmalte. (Corte transversal de dente; técnica de desgaste) Pode-se ainda encontrar no esmalte as lamelas de esmalte: regiões lineares hipomineralizadas em forma de fita que se estendem da junção amelo-dentinária até a superfície externa do esmalte.
Qual é a formação do esmalte?
- A formação do esmalte faz parte do processo global do desenvolvimento dentário. Quando os tecidos de desenvolvimento do dente são vistos com o uso da microscopia, diferentes agregações celulares podem ser identificados, incluindo estruturas conhecido como o órgão do esmalte, lâmina, e papila dentária.
Como se formaram as linhas do esmalte?
- No decorrer da formação do esmalte, várias estruturas se formaram e ficam aparentes quando visualizadas no processamento por desgate. Nesta imagem, pode-se ver claramente as linhas de Retzius, que refletem períodos de deposição e repouso intermitentes na formação do esmalte (linhas incrementais).
Quais são os melhores removedores de esmalte?
- Já os removedores sem acetona são melhores contra o ressecamento. Além do solvente, os removedores podem ter óleos e outras substâncias emolientes para a hidratação das unhas e cutículas. Existe uma grande variedade de removedores de esmalte disponível, com ou sem acetona.