Quais os componentes histológicos dos dentes?

Índice

Quais os componentes histológicos dos dentes?

Quais os componentes histológicos dos dentes?

A dentina e a polpa possuem a mesma origem embriológica, derivam da papila dental do germe dental. O odontoblastos são induzidos pelos ameloblastos recém-formados a produzir as camadas de pré-dentina, que se sobrepõem a partir da junção amelodentinária (JAD).

Quais são as células que produzem a dentina?

A matriz orgânica da dentina é sintetizada por células semelhantes a osteoblastos (nos dentes recebem o nome de odontoblastos) e revestem a superfície interna da dentina, separando-a da polpa dentária.

O que é a camada granulosa de Tomes?

CAMADA GRANULOSA DE TOMES É formada por várias cavidades cheias de ar. Encontra-se ao longo de toda a periferia da dentina radicular, paralela a junção cementodentinária.

O que tem dentro dos Tubulos Dentinarios?

Os túbulos dentinários são canais microscópicos que irradiam por baixo da superfície do esmalte até o interior do dente, chamado de polpa. ... É menos mineralizada que o esmalte e forma a maior parte da estrutura do dente. Esses pequenos canais ocos na dentina transmitem sensações do lado de fora para o interior do dente.

Quem forma a dentina e a polpa?

Tanto a dentina quanto a polpa são formados a partir da diferenciação das células ectomesenquimais da papila dentária. Os odontoblastos secretam matriz orgânica da dentina, que é formada por fibrilas colágenas do tipo 1 e substância fundamental, que posteriormente se mineraliza.

O que produz a dentina?

É uma das partes formadoras do dente, localizado mais internamente, abaixo do esmalte e do cemento. É formada principalmente por fibrilas de colágeno tipo I, glicosaminoglicanos, fosfoproteína, fosfolipídios e sais de cálcio sob a forma de cristais de hidroxiapatita.

Qual tecido forma a dentina?

tecido conjuntivo A Dentina é um tecido conjuntivo avascular, mineralizado, especializado que forma o corpo do dente, suportando e compensando a fragilidade do esmalte. A dentina é recoberta pelo esmalte na sua porção coronária e pelo cemento na porção radicular.

Por que a dentina é permeável?

  • A dentina é canalicular, e, portanto permeável; substâncias podem penetrar através dos canalículos e atingir a polpa. Os odontoblastos estão situados na periferia da polpa, e as suas projeções citoplasmáticas (prolongamentos) ocupam um espaço na matriz da dentina, que são os túbulos dentinários.

Qual a relação entre dentina e polpa?

  • Dentina e polpa formam um complexo em íntima relação topográfica, embriológica e funcional, por isso têm características biológicas comuns. A dentina é constituída por: Materia inorganica (70%), materia organica (20%), Água (10%).

Qual a origem do desgaste dentário?

  • “Atrição” representa o nome dado para o desgaste dos tecidos dentários mineralizados, promovido pelo contato dente com dente, sem interposição de qualquer outro fator físico, a não ser de alimentos (Fig. 1 a 8). Ela pode ocorrer nos dentes permanentes e nos temporários, ou decíduos.

Qual é a parte mais espessa do dente?

  • É a parte do periodonto que possibilita a inserção do dente no osso alveolar, por intermédio da ancoragem do ligamento periodontal. É mais espesso no ápice da raiz do dente e nas áreas entre as raizes de dentes multiradiculares e mais delgada na junção amelocementária (JAC).

Postagens relacionadas: