Qual a função do tricomas glandulares?

Índice

Qual a função do tricomas glandulares?

Qual a função do tricomas glandulares?

A função desses pelos é garantir a absorção de água e nutrientes. Os tricomas glandulares são capazes de produzir secreções. ... Existem ainda os tricomas glandulares encontrados em plantas carnívoras, que produzem secreção capaz de prender a presa e também enzimas que garantem sua digestão.

O que são tricomas onde aparecem?

Tricomas são projeções da epiderme das plantas que auxiliam na absorção de água e sais minerais, defesa, entre outras funções. ... Os tricomas estão presentes nos mais diversos órgãos das plantas e são de grande importância para a taxonomia, pois muitas espécies podem ser identificadas pelo tipo de tricoma que apresentam.

Como ocorrem os tricomas?

  • Esses tricomas ocorrem, por exemplo, em Lavandula pedunculata. Os tricomas exercem um papel extremamente importante para o vegetal, principalmente no que diz respeito à defesa.

Quais são os tricomas multicelulares?

  • Esses tricomas podem ser unicelulares, quando constituídos por uma única célula da epiderme, ou multicelulares, quando são formados por várias células. Os tricomas multicelulares podem ser ainda ramificados ou não. Os tricomas radiculares, ou pelos radiculares, são geralmente descritos separadamente.

Quais são os tricomas radiculares?

  • Os tricomas radiculares, ou pelos radiculares, são geralmente descritos separadamente. Como não possuem secreção, podem ser classificados como tectores. A função desses pelos é garantir a absorção de água e nutrientes. → Tricomas glandulares. Os tricomas glandulares são capazes de produzir secreções.

Quais são os tricomas da epiderme?

  • Por essa razão, estão mais relacionados com a redução da perda de água, diminuição da incidência luminosa, além de formarem uma densa cobertura que pode servir como barreira mecânica. Esses tricomas podem ser unicelulares, quando constituídos por uma única célula da epiderme, ou multicelulares, quando são formados por várias células.

Postagens relacionadas: