O que são túbulos dentinários?

Índice

O que são túbulos dentinários?

O que são túbulos dentinários?

Os túbulos dentinários são canais microscópicos que irradiam por baixo da superfície do esmalte até o interior do dente, chamado de polpa. ... É menos mineralizada que o esmalte e forma a maior parte da estrutura do dente. Esses pequenos canais ocos na dentina transmitem sensações do lado de fora para o interior do dente.

O que são túbulos Canaliculos dentinários?

Canalículos dentinários São delicados cilindros ocos dentro da dentina, que alojam os prolongamentos odontoblásticos. Seu trajeto é curvo, assemelhando-se a um S, sendo na raiz, na área dos bordos incisais e cúspides, praticamente retos, emitem colaterais durante seu trajeto.

Como se formam os túbulos dentinários?

Túbulos dentinários: prolongamentos dos odontoblastos, em direção a papila dentária. Dentina propriamente dita: Secretada por odontoblastos maduros. Não apresentará céls, apenas os prolongamentos dos odontoblastos e fluído dentinário dentro dos túbulos dentinários, o qual terá trajeto sinuoso.

O que é um tecido mineralizado?

Os vertebrados possuem um tecido peculiar mineralizado chamado hidroxiapatita, composto por cálcio e fósforo. A mineralização de um tecido é um evento complexo e embora o osso possa substituir a cartilagem em alguns casos, o osso não é simplesmente a ossificação da cartilagem. ...

Qual a estrutura do esmalte do dente?

Composição do esmalte maduro: 97% mineral; 2% água, 1% material orgânico. → 97% de fosfato de Ca na forma de cristais de hidroxiapatita. OBS: uso de flúor forma hidroxiapatita, o que torna o esmalte mais resistente.

Qual o diâmetro dos túbulos dentinários?

  • As paredes dos túbulos são mais mineralizadas, praticamente sem fibras colágenas e denominada “Dentina Peritubular “. O restante é chamada “intertubular”, menos mineralizada e rica em fibras colágenas. Assim, o diâmetro dos túbulos dentinários é maior próximo à polpa.

Por que a dentina é permeável?

  • A dentina é canalicular, e, portanto permeável; substâncias podem penetrar através dos canalículos e atingir a polpa. Os odontoblastos estão situados na periferia da polpa, e as suas projeções citoplasmáticas (prolongamentos) ocupam um espaço na matriz da dentina, que são os túbulos dentinários.

Qual a relação entre dentina e polpa?

  • Dentina e polpa formam um complexo em íntima relação topográfica, embriológica e funcional, por isso têm características biológicas comuns. A dentina é constituída por: Materia inorganica (70%), materia organica (20%), Água (10%).

Qual a composição química do dente?

  • Composição química. A dentina é constituída por: Materia inorganica (70%), materia organica (20%), Água (10%). Esta composição varia com a idade do dente, devido a sua fosfolorização progressiva, mesmo já estando totalmente formado.

Postagens relacionadas: