O que é variação monetária?

Índice

O que é variação monetária?

O que é variação monetária?

Variação ocorrida entre o valor de compra e o valor pago em função da valorização ou desvalorização da moeda corrente. Exemplo: Peguei um empréstimo de R$ 10.000,00, para pagar em 1 ano.

O que é variação monetária passiva?

variações passivas: são as perdas de câmbio, ou seja, quando ocorre diminuição dos valores dos direitos e a elevação dos valores das obrigações.

O que são obrigações monetárias?

As chamadas obrigações monetárias são os valores, fundamentados na moeda legal, que dão sentido “monetário” aos atos administrativos ( latu sensu ), às sentenças e aos negócios jurídicos. Assim como o dever jurídico é a norma jurídica individual, as obrigações monetárias são os valores.

Qual a diferença entre variação cambial e monetária?

Embora para efeitos contábeis e tributários ambas recebam o mesmo tratamento, a primeira é a variação do valor da moeda nacional em relação às moedas estrangeiras, e a última é a variação da moeda nacional em relação aos índices ou coeficientes aplicáveis por disposição legal ou contratual.

Como contabilizar a variação cambial?

O registro contábil da variação cambial deve ser feito a débito ou a crédito da conta atualizada, tendo como contrapartida contas de resultado, de variações cambiais ativas (receita) ou de variações cambiais passivas (despesa).

O que é a variação cambial?

É a diferença que ocorre no valor do produto, comparando a data de compra e o dia de pagamento. Essa variação acontece graças ao fluxo cambial, ou seja, a desvalorização ou a valorização de determinada moeda em relação a outra.

Como calcular a variação cambial?

O registro contábil da variação cambial deve ser feito a débito ou a crédito da conta atualizada, tendo como contrapartida contas de resultado, de variações cambiais ativas (receita) ou de variações cambiais passivas (despesa).

O que é corrigido monetariamente?

A correção monetária é o ato de corrigir valores pela variação de um índice durante um determinado período. Esta correção de valores também é conhecida pelo termo atualização monetária. O seu objetivo é, basicamente, compensar as pessoas das perdas decorrentes do aumento geral no nível de preços na economia.

Quais são as variações monetárias?

  • As variações monetárias constituem-se em receita ou despesa, devendo ser contabilizadas pelo regime de competência. Os empréstimos e financiamentos contratados em moeda corrente nacional devem ser corrigidos monetariamente com base nos índices previstos nos contratos.

Quais são as contrapartidas de variações monetárias passivas?

  • CONTABILIZAÇÃO DE VARIAÇÕES MONETÁRIAS PASSIVAS Na determinação do lucro operacional poderão ser deduzidas as contrapartidas de variações monetárias de obrigações e perdas cambiais e monetárias na realização de créditos, segundo o regime de competência (artigo 377 do Regulamento do Imposto de Renda).

Qual a dedutibilidade da variação monetária?

  • A contabilização da Variação Monetária somente "ano a ano" ou ao final do contrato, deixando de aplicar o cálculo "pró-rata" (mês a mês), onera o contribuinte. A legislação do IRPJ não proíbe a dedutibilidade pró-rata (proporcional) das variações monetárias.

Quais as variações do valor das quotas a pagar?

  • Variações do valor das quotas a pagar (consórcios na aquisição de bens já contemplados). Outros compromissos e contratos sujeitos a ajustes periódicos.

Postagens relacionadas: