O que é uma vegetação Latifoliada e xerófila?

Índice

O que é uma vegetação Latifoliada e xerófila?

O que é uma vegetação Latifoliada e xerófila?

Por isso mesmo, podemos classificar a vegetação de acordo com o hábitat natural do vegetal em: higrófilas: são formações vegetais típicas de regiões úmidas. Possuem folhas largas e perenes (latifoliadas), para facilitar a transpiração (florestas tropicais). xerófilas: aparecem em regiões de clima seco.

Quais são as espécies de xerófilas?

  • Embora tenham poucas folhas, a maioria das espécies de xerófilas produz flores e frutos. No Brasil, a vegetação xerófila é abundante no Nordeste. Nos períodos de estiagem e seca, comuns na região, a água é um artigo raro, inclusive para os humanos e outros animais.

Quais são as espécies de xerófitas?

  • - A grande maioria das espécies de xerófitas produzem flores e frutos. - Presença de poucas folhas para diminuir a área de evaporação e consequente perda de água. - Muitas espécies possuem raízes longas para buscar água em áreas mais profundas do solo.

Quais são os tipos de plantas que possuem esse tipo de vegetação?

  • Um bom exemplo deste tipo de vegetal são os cactos. Esclerófilas. São plantas que apresentam folhas de consistência dura. Exemplo são os fynbos, formação vegetal muito presente no sul da África. Higrófilas. São plantas adaptadas a regiões com presença de muita umidade, ou seja, com elevado índice de pluviosidade.

Qual a origem da palavra xerófita?

  • A nomenclatura xerófita tem a sua origem no grego: Xeros tem o significado de seco e Phytos tem o significado de planta ou vegetal. Uma tradução literal do nome seria: planta de seco, o que realmente as plantas xerófitas são, plantas típicas de ambientes e climas secos, com menor disponibilidade e precipitação pluvial de água.

Postagens relacionadas: