O que são versos brancos e soltos?

Índice

O que são versos brancos e soltos?

O que são versos brancos e soltos?

Na teoria da literatura, os Versos Brancos, também chamados de “Versos Soltossão aqueles que não apresentam esquemas de rima, entretanto podem apresentar métrica (medida). ... A rima representa aproximação de sons entre as palavras de um verso.

O que é versos livres exemplos?

Os versos livres são versos que não possuem métrica, são versos introduzidos pelo modernismo e não se baseiam em critérios predefinidos, mas em decisões que o poeta toma intuitivamente ou em normas por ele criadas. Um exemplo é "Na Rua do Sabão" de Manuel Bandeira ou "Um boi vê os homens" de Carlos Drummond de Andrade.

O que é versos livres e soltos?

Embora possam apresentar rimas, os versos livres geralmente não apresentam nem rima e nem métrica. Por outro lado, os versos brancos, também chamados de versos soltos, podem ou não apresentar métrica, no entanto, não possuem esquemas de rimas.

Como escrever um poema de verso livre?

A poesia em verso livre não tem esquema de rima e nenhum padrão métrico fixo. Muitas vezes ecoando as cadências da fala natural, um poema em verso livre faz uso artístico de som, imagens e uma ampla gama de recursos literários. Verso livre: poesia que não tem esquema de rima ou padrão métrico consistente.

Quem escreve poemas em versos brancos?

  • Entre os poemas compostos em versos brancos, citam-se o Cântico do Calvário, de Fagundes Varela, e Palavras ao Mar, de Vicente de Carvalho”. (Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48ª edição, ano 2008) Sendo assim, não há erro quando eu escrevo os meus poemas, que são obras em versos livres.

Quais são os versos livres e brancos?

  • Já destacamos acima que os versos brancos são aqueles que não apresentam rima, entretanto, os versos livres representam os versos que não possuem medida definida, ou seja, não seguem o esquema de metrificação. Para tanto, uma poesia pode apresentar versos libres e brancos ao mesmo tempo.

Quais são os tipos de versos?

  • O verso é classificado segundo o número de sílabas poéticas. Assim, indicamos, a seguir, os tipos de verso, exemplificados com trechos de poemas de Manuel Bandeira (). Antes, porém, devemos esclarecer que a escansão é a contagem de sílabas poéticas do verso. Dessa forma, existem duas regras básicas para escandir versos:

Por que os versos brancos não possuem rima?

  • Já destacamos acima que os versos brancos são aqueles que não apresentam rima, entretanto, os versos livres representam os versos que não possuem medida definida, ou seja, não seguem o esquema de metrificação.

Postagens relacionadas: