O que é controle de vetores e pragas urbanas?

Índice

O que é controle de vetores e pragas urbanas?

O que é controle de vetores e pragas urbanas?

O Controle de Pragas e Vetores (roedores, insetos rasteiros e voadores e caramujos) tem como objetivo a avaliação e levantamento das necessidades, definindo os procedimentos que devem ser implementados.

Como controlar vetores e pragas?

– As portas da área de preparação e armazenamento de alimentos devem ser dotadas de fechamento automático; – As aberturas externas das áreas de armazenamento e preparação de alimentos, inclusive o sistema de exaustão, devem ser providas de telas milimetradas para impedir o acesso de vetores e pragas urbanas.

O que é o controle de vetores?

O controle de vetores em Saúde Pública engloba uma série de metodologias para limitar ou eliminar insetos ou outros artrópodes que transmitem patógenos causadores de doenças. O controle vetorial pode ser dividido principalmente em controle biológico, mecânico ou ambiental e químico.

Porque é importante o controle de pragas e vetores?

Possuir um eficiente controle de pragas e vetores dentro de sua empresa significa zelo pela saúde de seus colaboradores. São inúmeras as doenças que podem ser transmitidas por estas pragas, como diarreia, dengue, febre amarela, leptospirose, hepatite, dentre outras.

Quais são os tipos de pragas urbanas?

Entende-se por Pragas Urbanas os insetos e pequenos animais que se proliferam desordenadamente no ambiente das cidades e que oferecem risco à saúde humana. Os principais exemplos são baratas, moscas, pernilongos, formigas, escorpiões, morcegos, ratos, pombos, caramujos, entre outros.

Quais são os vetores?

  • Os vetores representam as grandezas vetoriais e indicam seu módulo, direção e sentido. O módulo é o valor numérico do vetor seguido da unidade de medida que define a grandeza vetorial. A direção é a reta onde o vetor está localizado, e as direções possíveis são: diagonal, horizontal e vertical.

Qual a direção do vetor?

  • A direção é a reta onde o vetor está localizado, e as direções possíveis são: diagonal, horizontal e vertical. O sentido trata-se de para onde o vetor atua de acordo com sua direção ...

Como funcionam os módulos dos vetores?

  • Caso os sentidos fossem opostos, os módulos dos vetores deveriam ser subtraídos, e o vetor resultante teria o mesmo sentido do maior vetor da operação, que nesse caso é o vetor A. Se as direções forem diferentes, deve-se aplicar as regras do polígono e paralelogramo, que determinarão as características do vetor resultante.

Quais são as pragas mais difíceis de combater?

  • Estas são talvez as pragas mais difíceis de combater uma vez que as deficiências nas áreas de saneamento básico e moradia favorecem a proliferação destes vetores. Apenas de baratas estima-se que existam cerca de 5.000 espécies no mundo (Fonte: Fiocru z).

Postagens relacionadas: