Quais são os tipos de vibração?

Índice

Quais são os tipos de vibração?

Quais são os tipos de vibração?

Classificação das vibrações

  • Vibrações livres. ...
  • Vibração forçada. ...
  • Vibrações amortecidas. ...
  • Vibrações não amortecidas. ...
  • Vibração determinística. ...
  • Vibração aleatória. ...
  • Equação de movimento.

Que são vibrações?

Chamamos de vibração, ou oscilação, qualquer movimento que se repete de forma regular, ou irregular dado um intervalo de tempo. Um exemplo muito conhecido é de um pêndulo simples, que tem diferentes valores de energia cinética e energia potencial ao longo de sua trajetória.

O que é vibração livre?

A vibração livre, como já foi conceituada no Capítulo 1, ocorre quando o movimento resulta apenas de condições iniciais, não havendo nenhuma causa externa atuando durante o mesmo. O movimento de um pêndulo é um exemplo de vibração livre.

Qual é a diferença entre vibração determinística e vibração aleatória?

Vibração determinística é aquela em que se pode prever todas as características do movimento vibratório em qualquer instante de tempo. Vibração aleatória ou não determinística é aquela em que não é possível prever o que irá acontecer no movimento vibratório.

Qual o principal sintoma relacionado a frequência de vibração de 21 Hz?

Em geral estes problemas de exposição prolongada à vibração está relacionada ao ambiente e tarefas do trabalho. Muitos sintomas da exposição do corpo à vibração geralmente aparecem durante ou logo após a exposição na forma de fadiga, insônia, dores de cabeça e “tremedeiras”.

Quais são os parâmetros de vibração?

Os parâmetros de cada vibração interferem diretamente na resposta fisiológica e são expressos pela magnitude que é o parâmetro mais importante nas oscilações, pois é indicada pela aceleração, a qual é calculada em função de outros dois parâmetros amplitude e frequência das vibrações10.

Qual é o conceito de vibração em equipamentos mecânicos?

  • A explicação mais simples do conceito de vibração em equipamentos mecânicos é, simplesmente, o movimento para a frente e para trás. Ou seja, a oscilação de máquinas e componentes, como é o caso de motores acionados (bombas, compressores, etc.) e de rolamentos, eixos, engrenagens e correias e outros elementos que fazem parte dos sistemas mecânicos.

Como medir as vibrações mecânicas?

  • Nas manutenções preditivas, a análise das vibrações mecânicas é um dos pontos principais. É preciso medir, equipamento por equipamento, em busca de mudanças nas taxas de variação das forças dinâmicas.

Quais são as causas da vibração em máquinas?

  • Nestas máquinas, a vibração pode indicar problemas ou deterioração do equipamento. Se as causas não forem corrigidas, a própria vibração pode causar danos adicionais. Neste artigo, não focamos as máquinas em que a vibração faz parte normal da operação, mas aquelas em que não é suposto haver vibração.

Quais são as principais causas da vibração?

  • Estas são, então, algumas das principais causas da vibração: Desequilíbrio – Um ponto de desequilíbrio num componente rotativo causa vibração quando o peso desequilibrado roda à volta do eixo da máquina, criando uma força centrífuga.

Postagens relacionadas: