O que é um vértice adjacente?

Índice

O que é um vértice adjacente?

O que é um vértice adjacente?

Em teoria dos grafos, um vértice adjacente de um vértice v em um Grafo é um vértice que está ligado a v por uma aresta. A vizinhança ou adjacência de um vértice v em um grafo G é um subgrafo induzido de G constituído por todos os vértices adjacentes a v e todas as arestas ligando esses dois vértices.

O que são vértices incidentes?

Os dois vértices formando uma aresta são ditos suas extremidades e a aresta é dita que é incidente para com os vértices. Um vértice w é dito ser adjacente a outro vértice v se o grafo contém uma aresta (v,w).

O que é uma aresta adjacente?

Arestas Adjacentes são duas arestas com um extremo em comum .

Como surge um vértice?

O vértice de um ângulo é o ponto em que duas semirretas começam ou se encontram, onde dois segmentos de reta se unem ou se encontram, onde duas retas se intersectam (cruzam) ou qualquer combinação apropriada de semirretas, segmentos e retas que resultem em dois "lados" retos se encontrando em um só lugar.

O que é grau de um vértice?

O grau de um vértice é dado pelo número de arestas que lhe são incidentes. Em G1, por exemplo: grau(Pedro) = 3. grau(Maria) = 2.

O que é um par de arestas?

Uma aresta pode ser não-direcionada ou direcionada. No segundo caso, o par de vértices é ordenado e o vértices são chamados vértice-inícial e vértice-final. Arestas com o mesmo vértice-inicial e o mesmo vértice final ( u, v ) são ditas paralelas.

O que é uma aresta incidente?

Uma aresta é dita incidente aos elementos de um par de vértices que não são necessariamente distintos. Normalmente as arestas denotam as relações entre os vértices (vizinhanca, grau, herança, etc..)

Como calcular vértice?

Esse ponto de retorno da parábola, mais conhecido como vértice da parábola, pode ser calculado com base nas expressões matemáticas envolvendo os coeficientes da função do 2º grau dada pela lei de formação y = ax² + bx + c.

Qual a seqüência de vértices?

  • Aplica-se, portanto, somente a grafos orientados. A seqüência de vértices (x 1, x 2 , x 5, x 6, x 3) é um exemplo de caminho em G 11 . Um ciclo é uma cadeia simples e fechada (o vértice inicial é o mesmo que o vértice final).

Por que os vértices são objetos indivisíveis?

  • Do ponto de vista da teoria dos grafos, vértices são tratados como objetos inexpressivos e indivisíveis, embora possam ter uma estrutura adicional, dependendo da aplicação a partir da qual surge o grafo; por exemplo, uma rede semântica é um grafo no qual os vértices representam conceitos ou classes de objetos.

Qual o leque de entrada de um vértice?

  • O leque de entrada (= fan-in ) de um vértice é o conjunto de todos os arcos que entram no vértice. Dado um conjunto X de vértices de um grafo, o leque de saída de X é o conjunto dos arcos que saem de X , ou seja, saem de algum vértice em X e entram em algum vértice fora de X . O leque de entrada de X é o conjunto dos arcos que entram em X .

Qual é o grau de um vértice?

  • O grau de um vértice é dado pelo número de arestas que lhe são incidentes. Em G1, por exemplo: No caso do grafo ser dirigido (a exemplo de G2 ), a noção de grau é especializada em: Grau de emissão: o grau de emissão de um vértice v corresponde ao número de arcos que partem de v.

Postagens relacionadas: