O que são os aquíferos e qual é a sua importância como fonte de água potável?

Índice

O que são os aquíferos e qual é a sua importância como fonte de água potável?

O que são os aquíferos e qual é a sua importância como fonte de água potável?

Um aquífero é toda formação geológica subterrânea capaz de armazenar água e que possua permeabilidade suficiente para permitir que esta se movimente. ... Como podem ser utilizadas como fonte de água para consumo, exigem cuidados para sua preservação afim de evitar a sua contaminação.

Como funcionam as águas subterrâneas?

  • Essas águas posicionam-se nos poros, fraturas e falhas das rochas ou até em espaços maiores, tais como cavernas subterrâneas, como ilustra a imagem acima. Elas formam um importante recurso natural, pois em muitos casos abastecem as sociedades em maior quantidade do que os rios.

Qual a importância das águas subterrâneas para a Sociedade Brasileira?

  • A importância das águas subterrâneas para a sociedade brasileira 3. A importância das águas subterrâneas no abastecimento público de cidades 4. O papel das águas subterrâneas para a sustentabilidade dos ecossistemas 5. A perigosa relação entre a qualidade das águas subterrâneas e a falta de saneamento básico à população 6.

Como ocorre o acúmulo das águas subterrâneas?

  • O acúmulo das águas subterrâneas pode acontecer em zonas saturadas de água e abranger grandes regiões, que são chamadas de aquíferos. No Brasil temos dois grandes aquíferos, o Guarani, que abrange partes das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além de outros países, e também o Alter do Chão na região Norte.

Quanto mais abundantes são as águas subterrâneas?

  • Entretanto, as águas subterrâneas (10.360.230 km3) são aproximadamente 100 vezes mais abundantes que as águas superficiais dos rios e lagos (92.168 km3).

Postagens relacionadas: