O que são áreas condominiais?

O que são áreas condominiais?

O que são áreas condominiais?

A área comum de um edifício em condomínio é toda aquela que compõe o prédio e suas instalações, cujo domínio é de uso e domínio comum a todos. Podemos citar, como áreas comuns: os hall de entrada, escadaria, corredores internos, as paredes e elementos das fachadas, espaço dos elevadores, caixas d`água, etc.

O que é uma área comum?

Área Comum Espaços que podem ser utilizados por todos os moradores de um condomínio, tais como salão de festas, piscina, playground, portaria e áreas de circulação, entre outros.

É possível comprar área comum em condomínio edilício?

O STJ aprovou o enunciado 247 III Jornada de Direito Civil: "No condomínio edilício é possível a utilização exclusiva de área "comum" que, pelas próprias características da edificação, não se preste ao "uso comum" dos demais condôminos.

Quais são os tipos de condomínios?

Tipos de condomínios

  1. Condomínio Vertical. O Condomínio vertical refere se um edifício de apartamentos, ou salas comerciais, no formato de torre (prédios). ...
  2. Condomínio Horizontal. ...
  3. Condomínios Residenciais. ...
  4. Condomínios comerciais. ...
  5. Condomínios Mistos.

O que é área comum de uso exclusivo?

Área comum é aquela disponível para utilização por todos os condôminos. Se o espaço serve a apenas ao morador de determinado apartamento, não se configura o uso comum, mas sim de uso exclusivo.

O que é área de vassoura?

É a soma das áreas de todos os cômodos do apartamento. Por isso, também é conhecida como “área de vassoura“, já que abrange apenas os espaços em que é possível varrer.

Quais são as áreas comuns e as áreas de uso exclusivo de um condomínio edilício?

§ 2 O solo, a estrutura do prédio, o telhado, a rede geral de distribuição de água, esgoto, gás e eletricidade, a calefação e refrigeração centrais, e as demais partes comuns, inclusive o acesso ao logradouro público, são utilizados em comum pelos condôminos, não podendo ser alienados separadamente, ou divididos".

Como se pode modificar a destinação das áreas comuns?

Alterar a destinação de uma área requer quórum de 100% (unanimidade) dos condôminos (Art. 1.351 do CC), além das adequações necessárias na convenção. Já o acréscimo a situações existentes 2/3 (Art. 1.342 do CC).

Quais são as modalidades de condomínio no Código Civil Brasileiro?

Espécies de Condomínio Carlos Roberto Gonçalves assevera que “O Código Civil disciplina o condomínio geral (tradicional ou comum), que pode ser voluntário (arts. 1.314 e s.) e necessário ou legal (arts. 1.327 e s.), e o condomínio edilício ou em edificações (arts.

Quais são os tipos de condomínio?

  • Quais são os tipos de condomínio? Há diversos tipos de condomínio presentes no mercado, cada qual com suas características e finalidades específicas. O mais comum é o condomínio geral, em que há proprietários simultaneamente em um mesmo espaço. Estão inseridos nesse modelo: mistos.

Quais são as propriedades de um condomínio?

  • Grosso modo: tudo o que serve a mais de uma unidade é considerado propriedade do condomínio; então não só tudo o que está do lado de fora da sua unidade mas ainda: tubulações verticais, paredes estruturais, telhado, etc., são comuns. Qual sua dúvida? Boa tarde!

Quem deve dispor das partes comuns de um condomínio?

  • Ninguém deve dispor das partes comuns de um condomínio como se estas fossem apenas suas.

Qual é a taxa condominial?

  • Em suma, a taxa condominial consiste no valor que os moradores devem pagar todo mês, definida em forma de rateio, que é usada para cobrir as despesas e benfeitorias do condomínio. Entre elas estão luz, água, pagamento de funcionários, manutenções, equipamentos de segurança, fundo de reserva e outras ações, visando o bem-estar dos condôminos.

Postagens relacionadas: