O que são áreas de risco e qual porcentagem da população brasileira vive nessas áreas?

Índice

O que são áreas de risco e qual porcentagem da população brasileira vive nessas áreas?

O que são áreas de risco e qual porcentagem da população brasileira vive nessas áreas?

São regiões onde é recomendada a não construção de casas ou instalações, pois são muito expostas as desastres naturais, como desmatamento e inundações. 4,46 milhões de pessoas vivem nessas áreas, equivalente a 9,8% da população total.

Qual percentual das áreas de risco no Nordeste brasileiro?

Salvador lidera o ranking do Nordeste com o maior número de pessoas vivendo em áreas com risco de desabamento e alagamento. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 50% da população soteropolitana vive em zonas de risco.

Quem se enquadra no grupo de risco?

São considerados grupo de risco para agravamento da COVID-19 os portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, e indivíduos fumantes (que fazem uso de tabaco incluindo narguilé), acima de 60 anos, gestantes, puérperas e crianças menores de 5 anos.

Por que a população em áreas de risco no Brasil é de 2010?

  • O IBGE lançou, hoje, a publicação População em áreas de risco no Brasil, em cooperação com Centro Nacional... Mais de 8 milhões de pessoas viviam em áreas com risco potencial de enchentes e deslizamentos de terra,... Por que os dados da População em áreas de risco (2017) no Brasil são de 2010?

Quem teve maior número de pessoas em áreas de risco?

  • Com a análise de 308 municípios, a Região Sudeste foi a que teve maior número de pessoas em áreas de risco (4,26 milhões), que significam 9,8% da população total dessas cidades avaliadas, com destaque para os estados de São Paulo e de Minas Gerais. São Paulo registrou 1,52 milhão de pessoas, ou seja, 6,8% da população dos municípios monitorados.

Como vivem os brasileiros em áreas de risco?

  • Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 8,27 milhões de brasileiros vivem em áreas de risco em 872 municípios do país. Essas pessoas moram em 2,47 milhões de domicílios.

Qual a faixa de idade mais vulnerável?

  • No caso das crianças, as menores de 5 anos são as mais vulneráveis e, no dos idosos, os com mais de 60 anos. No total de municípios analisados no Brasil (872), 17,8% dos moradores em áreas de risco eram crianças e idosos, faixas de idade mais vulneráveis.

Postagens relacionadas: