O que são órgãos homólogos e órgãos?

Índice

O que são órgãos homólogos e órgãos?

O que são órgãos homólogos e órgãos?

Quando organismos de espécies diferentes apresentam órgãos que possuem a mesma origem embrionária e desempenham a mesma função ou não, dizemos que os órgãos são homólogos. ... Existem ainda órgãos que desempenham a mesma função, mas não possuem a mesma origem embrionária. Esses órgãos são chamados de análogos.

O que são órgãos análogos Brainly?

Órgãos análogos são órgãos de seres vivos que desempenham funções semelhantes em diferentes organismos, porém apresentando origem embrionária e estruturas anatômicas diferentes.

O que são órgãos análogos * sua resposta?

Órgãos análogos são órgãos de seres vivos que desempenham funções semelhantes em diferentes organismos, porém apresentando origem embrionária e estruturas anatômicas diferentes. Ilustram o fenômeno da convergência adaptativa, o que reflete que evoluíram de antepassados distintos.

Será que os órgãos são homólogos?

  • Quando organismos de espécies diferentes apresentam órgãos que possuem a mesma origem embrionária e desempenham a mesma função ou não, dizemos que os órgãos são homólogos. Um exemplo de órgão homólogo é a nadadeira dos golfinhos e as asas dos morcegos.

Qual a diferença entre Órgãos homólogos e órgão análogos?

  • Estudando a embriologia e a anatomia dos organismos, é possível perceber a existência de órgãos homólogos e órgãos análogos. Veja a seguir a diferença entre eles: Órgãos homólogos são aqueles que apresentam mesma origem embrionária, mas nem sempre a mesma função.

Qual a origem desses órgãos?

  • Alguns dos corpos de animais e plantas, apesar das diferentes funções, têm uma origem comum. Por exemplo, as antenas de plantas de ervilha ligado ao suporte, e espinhos de cactos reduzir a intensidade de evaporação da água. Mas em ambos os casos, estas estruturas são uma modificação das folhas. Este fenómeno tem um nome – a homologia dos órgãos.

Qual a função dos órgãos análogos?

  • Órgãos análogos, diferentemente dos homólogos, apresentam mesma função, mas a origem embrionária não é a mesma e as estruturas são anatomicamente diferentes. As funções semelhantes normalmente resultam de uma pressão seletiva similar, que acabou tornando essa característica vantajosa entre os organismos. Isso quer dizer que não há parentesco ...

Postagens relacionadas: