O que significa variação geográfica?

Índice

O que significa variação geográfica?

O que significa variação geográfica?

Variação geográfica (diatópica) Trata-se da variação linguística relacionada à localização geográfica: diferentes cidades, estados ou regiões podem ter particularidades que vão desde o sotaque e o léxico às construções sintáticas.

O que é situacional exemplo?

adjetivo Relativo a uma situação, a uma circunstância ou à maneira como algo está determinado num dado momento; circunstancial: análise situacional da crise. expressão Liderança situacional.

Quais são as variações históricas da língua?

  • Variações históricas. Como já foi dito, a língua é dinâmica e sofre transformações ao longo do tempo. Um exemplo de variação histórica é a questão da ortografia: a palavra “farmácia” já foi escrita com “ph” (pharmácia).

Quais são as variações regionais?

  • As variações regionais, denominados dialetos, são as variações referentes a diferentes regiões geográficas, de acordo com a cultura local.

Quais são as variações estilísticas?

  • As variações estilísticas remetem ao contexto que exige a adaptação da fala ou ao estilo dela. Aqui entram as questões de linguagem formal e informal, adequação à norma-padrão ou despreocupação com seu uso.

Quais os tipos de variação linguística?

  • Quais os tipos de variação linguística? A variação linguística pode ser de quatro tipos: diafásica, diatópica, diastrática e diacrônica. Apesar de os nomes parecerem algo super difícil, não é não. A seguir, vamos explicar cada uma delas de maneira simples e clara e você verá como é fácil.

Postagens relacionadas: