O que é considerado um lixão?

O que é considerado um lixão?

O que é considerado um lixão?

No Brasil, lixão é uma área de disposição final de resíduos a céu aberto, sem qualquer planejamento ou medidas de proteção ao meio ambiente e à saúde pública.

O que os lixões podem causar?

O lixão encontra-se em funcionamento inadequado, sem atender as regras de proteção ao meio ambiente, ocasionando assim inúmeros impactos ambientais, tais como: proliferação de micro e macrovetores de doenças, poluição visual, alteração na qualidade do solo, depreciação de águas subterrâneas, contaminação dos catadores, ...

O que é depósito de lixo a céu aberto?

Caracteriza-se pela descarga dos resíduos sólidos sobre o solo, formando depósitos clandestinos a céu aberto. Não possuem quaisquer medidas de proteção ao meio ambiente e à saúde pública, praticamente o inverso de aterro sanitário.

Porque o lixão não é uma boa opção para descartar o lixo?

Nos lixões, os resíduos são depositados em aterros a céu aberto sem nenhum controle ambiental ou tratamento. ... Como o terreno dos lixões não é impermeabilizado, o chorume se infiltra no solo e contamina o lençol freático, com efeitos nocivos sobre a água, a flora e a fauna e comprometimento da saúde pública.

O que é lixo e aterro sanitário?

Ao contrário dos aterros sanitários, os lixões são a forma inadequada de dispor os resíduos sólidos urbanos sobre o solo. Nesses locais, não há nenhuma impermeabilização, sistema de drenagem de lixiviados e gases e cobertura diária do lixo, além de serem, muitas vezes, locais clandestinos.

O que é aterro sanitário controlado?

O aterro controlado é um local preparado para receber resíduos sólidos. É uma técnica que consiste em uma tentativa de transformar os lixões em aterros, minimizando os impactos ambientais associados ao acúmulo de lixo em áreas sem nenhum tipo de tratamento para efluentes líquidos e preparação do solo.

Quais são os problemas causados pelo lixo no solo?

A poluição do solo pelo lixo é um grave problema e deve ser evitado a qualquer custo. Além da transmissão de doenças, pode causar deslizamento de encostas, enchentes, danos na paisagem, assoreamento de mananciais e a contaminação do ar e da água, elevando o risco de contágio dos seres humanos.

Como funciona os lixões ou vazadouros a céu aberto?

O que é um lixão (vazadouro) a céu aberto? Lixão ou vazadouro a céu aberto são áreas utilizadas impropriamente para disposição final de resíduos. Nessas áreas, não existe nenhum preparo do solo para receber o “lixo”. Todo o resíduo é depositado e deixado exposto sem qualquer monitoramento ambiental.

O que podemos falar sobre os depósitos de lixo no Brasil?

Como nos lixões o solo não é impermeabilizado, o chorume, que é o líquido formado pela degradação de compostos orgânicos, se infiltra no solo, podendo contaminar águas subterrâneas. ... Os problemas causados pelos lixões vão além do meio ambiente, afetando também a saúde pública e as esferas social e urbana.

Qual é o lixão no Brasil?

  • No Brasil, lixão é uma área de disposição final de resíduos a céu aberto, sem qualquer planejamento ou medidas de proteção ao meio ambiente e à saúde pública.

Qual o prazo para o fim dos lixões?

  • Como 60% dos municípios não se adequaram, o prazo para o fim dos lixões foi prorrogado para entre 20 — para capitais e municípios de regiões metropolitanas o prazo é menor, enquanto para os de fronteira e aqueles com menor número de habitantes, um pouco maior.

Qual a legislação específica para acabar com os lixões?

  • Isso levou o governo a instituir em 2010 uma lei específica para acabar com os lixões, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelecia um prazo para que os municípios brasileiros erradicassem os lixões até o ano de 2014.

Qual a diferença entre lixão e aterro sanitário?

  • Diferença entre lixão, aterro controlado e aterro sanitário No lixão, os resíduos sólidos são depositados a céu aberto; no aterro controlado, o solo recebe uma cobertura; e no aterro sanitário, o solo é impermeabilizado.

Postagens relacionadas: