Qual é o fundamento do direito para Platão?

Índice

Qual é o fundamento do direito para Platão?

Qual é o fundamento do direito para Platão?

2.2. Platão define que a tarefa do jurista é a de buscar o justo, algo impossível de ser descoberto por qualquer sujeito. Somente aqueles capacitados a conhecer o mundo das Idéias e do inteligível seriam capazes de conhecê-lo.

Em qual dos livros Platão fala sobre a justiça e o que seria a justiça para ele?

O conceito de Justiça é o tema principal da obra A República (em grego: Πολιτεια; politéia) de Platão e é a partir da discussão em torno dessa ideia que se desenrola alguns dos pressupostos da teoria política de Platão, desde a contribuição efetiva que faz o conhecimento do bem[1] na instituição do Estado até a relação ...

Qual a definição de Justiça em Platão?

  • Em Platão não encontramos uma definição fechada de justiça. Ele procura trabalhar o conceito de justiça envolvendo todo o comportamento do ser humano, portanto podemos dizer que o a definição de justiça em Platão assume um caráter antropológico. Ele analisa como seria o comportamento do homem justo e do homem injusto para se chegar ...

Qual a possibilidade de viver uma vida justa?

  • Pois, nas próprias palavras de Céfalo: “ (…) depois que uma pessoa se aproxima daquela fase em que pensa que vai morrer, lhe sobrevem o temor e a preocupação por questões que antes não lhe vinham à mente.” (cf. 330d) E tais questões são a possibilidade de se ter vivido uma vida justa, evitando-se assim o Hades.

Como é a argumentação de Platão?

  • Nossa intenção com esse texto é traçar o desenvolvimento da argumentação de Platão, nos quatro primeiros livros do diálogo “A República”, no intuito de compreender o conceito de Justiça, como conceito base para sua filosofia política.

Por que a mesma deve ser justa?

  • Desse modo, para a mesma ser justa necessita-se que cada indivíduo cumpra a sua função: os filósofos devem governar, os guerreiros protegê-la e os temperados trabalhar como artesões e comerciantes; ii) a segunda, na realização do homem. Assim, estando este em equilíbrio com as aptidões de sua alma, ter-se-á a realização da justiça.

Postagens relacionadas: