O que é uma via cutânea?

Índice

O que é uma via cutânea?

O que é uma via cutânea?

Via Cutânea: A pele apresenta efetiva barreira à passagem de substâncias. No entanto medicamentos podem ser administrados por via cutânea para obtenção fundamentalmente de efeitos tópicos.

O que é administração via tópica ou cutânea?

Via tópica ou por administração epidérmica, aplicação de substâncias ativas diretamente na pele, ou em áreas de superfície de feridas, com efeito local, tais como, pomadas, cremes, sprays, loções, colutórios, pastilhas para a garganta.

Quais as vantagens e desvantagens da via cutânea?

A via subcutânea é a administração de medicamento no tecido subcutâneo.
VantagensDesvantagens
Absorção lenta e uniforme.Pode causar lipodistrofia.
Efeito constante do medicamento.Procedimento invasivo.
Fácil aplicação.Requer treinamento do profissional e paciente.
Permite autoaplicação.

O que é medicação cutânea?

Consiste na aplicação de um medicamento sobre a pele do paciente.

O que é uma via de administração de medicamentos cutânea?

Consiste na aplicação de um medicamento sobre a pele do paciente.

Qual é o significado do cutâneo?

  • Cutâneo é um adjectivo que qualifica aquilo que pertence ou que é relativo à cútis. Este termo (cútis), por sua vez, diz respeito à pele que cobre o corpode uma pessoa, especialmente aquela que se encontra no rosto.

Quais as doenças cutâneas mais comuns?

  • Há como doenças cutâneas mais comuns: a acne que costuma afetar boa parte dos adolescentes, o câncer de pele, a varicela, a psoríase, a dermatite (que pode serseborreica, atópica ou mesmo de contato), a urticária, entre outras. O cancro de pele faz parte do grupodas doenças cutâneas.

Como podem surgir as infecções cutâneas?

  • As infecções cutâneas podem surgir devido a um desequilíbrio na flora bacteriana que reveste naturalmente a pele. As infecções cutâneas variam de grau, podendo manifestar-se como uma simples acne, herpes ou como uma doença mais grave, veja os tipos, fotos e como pode ser o tratamento de cada...

Por que ocorrem os transtornos cutâneos?

  • Os transtornos cutâneos podem produzir-se por diversas causas internas ou externas. A alimentação e a introdução de toxinas no organismo (através de hábitos como fumar) podem causar problemas na pele, da mesma forma que a exposição excessiva à luz solar. Conhece-se como doença cutânea ou dermatose, por conseguinte, a doença da pele.

Postagens relacionadas: