O que é e qual a importância de uma alimentação equilibrada?

O que é e qual a importância de uma alimentação equilibrada?

O que é e qual a importância de uma alimentação equilibrada?

Um cardápio equilibrado traz diversos benefícios, tanto para o aspecto físico, quanto para o mental. Além de ter mais disposição e energia, uma pessoa com a alimentação saudável é menos suscetível a ter algumas doenças, como: obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes e hipertensão.

Qual é a principal evidência da importância de uma alimentação nutricionalmente equilibrada?

Prevenção de doenças: uma alimentação equilibrada com nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo previne doenças cardiovasculares, câncer, obesidade e gastrite, por exemplo. Manter uma dieta adequada e praticar atividades físicas também melhora a concentração e memorização.

Qual a importância de um consumo alimentar equilibrado?

A vida acelerada, somada à grande quantidade de tarefas que temos em nosso dia a dia, faz com que os hábitos alimentares sejam deixados de lado. Uma alimentação equilibrada, entretanto, quando adaptada à rotina e rica em nutrientes, é capaz de proporcionar mais energia, satisfação e bem-estar.

Quais são os princípios da alimentação saudável?

A alimentação saudável pode ser definida por três princípios básicos: variedade, moderação e equilíbrio.

Quais são os princípios de uma alimentação saudável?

Vamos conhecer os princípios fundamentais para uma alimentação saudável?

  • Consumir alimentos de verdade. ...
  • Ter uma alimentação variada e que inclua todos os grupos alimentares. ...
  • Controlar as porções. ...
  • Balancear o consumo de alimentos e atividade física. ...
  • Hidratar-se adequadamente. ...
  • Reduzir o consumo de açúcar e carboidratos.

Qual é a importância da alimentação equilibrada para uma prática regular da atividade física?

Uma correta nutrição ajuda a evitar a fadiga, otimiza o período de recuperação, diminui o risco de lesões, além de garantir a correta reposição dos estoques de energia. Por outro lado, não atingir as demandas nutricionais adequadas pode prejudicar a recuperação pós-treino e comprometer a saúde dos indivíduos.

Como montar uma alimentação equilibrada?

  • O ChooseMyPlate, plataforma do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos criada para as pessoas entenderem o que é uma alimentação equilibrada e auxiliar em relação à montagem de sua dieta, recomenda montar cada prato com ¼ de proteínas, ¼ de grãos e metade com frutas e vegetais.

Qual o significado da palavra equilibrada?

  • Já o termo equilibrada, vem da palavra equilíbrio, que é explicada pelo dicionário Michaelis como “proporção harmoniosa, harmonia; estabilidade emocional e mental; controle, autocontrole, autodomínio; igualdade de quantidade, sem exceder para mais ou para menos; afastamento de qualquer excesso”, entre outras definições.

Qual é a alimentação balanceada?

  • Alimentação Equilibrada ou Balanceada é aquela que oferece numa mesma refeição pelo menos um alimento de cada grupo (Energéticos, Construtores e Reguladores), pois assim conseguimos todos os nutrientes que nosso corpo precisa para viver em harmonia.

Por que os alimentos precisam de energia?

  • Alimentos Energéticos - O corpo precisa de energia para andar, pensar, trabalhar, brincar e para atividades que até dormindo não podem parar, como por exemplo: respiração, batimentos do coração, circulação do sangue nas veias e outras. Todos os alimentos fornecem energia, uns mais que outros.

Postagens relacionadas: