O que é território da saúde?

Índice

O que é território da saúde?

O que é território da saúde?

Entende-se, portanto, que o território da saúde não é só físico ou geográfico: é o trabalho ou a localidade. “O território é de inscrição de sentidos no trabalho, por meio do trabalho, para o trabalho” (Ceccim, 2005a, p. 983).

O que é território na atenção básica?

O QUE É O TERRITÓRIO? lugar com limites definidos onde as pessoas vivem trabalham, circulam e se divertem. Dele faz parte ambientes construídos e ambientes naturais. Sendo sobretudo, um espaço de relações de poder, de informações e de trocas.

O que é território solo?

Segundo Mendes (1993), há pelo menos, duas concepções de território aplicadas aos sistemas de serviços de saúde: Território-solo: definido por critérios geográficos, com uma visão estática que não acompanha as mudanças contínuas do território; Território-processo: definido por critérios geográficos, políticos, ...

Qual a definição de território e área de abrangência?

Dentre as suas diretrizes, algumas apontam na direção da definição de territórios, como: a “adscrição de população” — vinculada a uma unidade básica; “território de abrangência” —, entendido como a área que está sob a responsabilidade de uma equipe de saúde da Page 12 12 família e, a “territorialização” — vista como ...

Qual instrumento é utilizado para organizar o território de acordo com suas características?

Nesse contexto, o zoneamento ecológico-econômico (ZEE), instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente regulamentado pelo decreto nº 4., tem sido utilizado pelo poder público com projetos realizados em diversas escalas de trabalho e em frações do território nacional.

Quais são as necessidades de saúde do território?

  • STARFIELD, B.Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO/Ministério da Saúde, 2002. 726p. População Adscrita Família Pessoa Humana Território Especialidades Hospitais Plantões 24h Referência & Contra-Referência Territorialização: em função das condições de vida e de saúde Território?

Como funcionam os territórios no setor saúde?

  • No setor saúde os territórios estruturam-se por meio de horizontalidades que se constituem em uma rede de serviços que deve ser ofertada pelo Estado a todo e qualquer cidadão como direito de cidadania.

Qual o conceito e o significado do território?

  • O território é base material da existência humana, e sua apropriação para as diversas formas de uso é condição necessária para que a vida seja possível. No trabalho de vigilância em saúde, compreender o conceito e o signifi - cado de território, no âmbito das relações sociais e das sociedades que 1

Como se utiliza o sinônimo de território?

  • Nesse sentido é importante destacar que, ao mesmo tempo em que se avança no uso de ferramentas para se analisar e compreender o que ocorre no espaço, há uma tendência a se utilizar essa mesma categoria de análise como sinônimo de território.

Postagens relacionadas: