O que é cistostomia cirúrgica?

Índice

O que é cistostomia cirúrgica?

O que é cistostomia cirúrgica?

Cistostomia é uma cirurgia de derivação urinária. O objetivo é possibilitar a drenagem da Bexiga em situações que a uretra não permite seu esvaziamento. A indicação mais comum para cistostomia é quando temos estenose uretral e queremos evitar o acúmulo de urina que pode levar a insuficiência renal obstrutiva.

Quais os riscos de uma cistostomia?

As complicações da realização da cistostomia envolvem: a infecção no local da punção, extravasamento de urina no tecido peri-vesical e/ou subcutâneo , perda de urina ao redor do cateter, obstrução do cateter ou deslocamento do mesmo, infecção urinária, incrustações calcárias ao redor do cateter, perfuração do peritônio ...

Como lavar a cistostomia?

O tubo da sonda deve ser lavado com água e sabão pelo menos três vezes por dia, evitando a proliferação de bactérias. Não deixe o saco coletor em contato com o chão. Se o paciente precisar se locomover, a bolsa deve ser envolvida em um saco plástico, para evitar a contaminação.

Como é feito a cistostomia?

A cistostomia é a derivação vesical na qual se coloca um cateter no interior da bexiga, através da parede abdominal. São descritas as técnicas a céu aberto e por punção suprapúbica, suas indica- ções, contra-indicações e complicações.

Como é realizada a cistostomia?

A cistostomia é a derivação vesical na qual se coloca um cateter no interior da bexiga, através da parede abdominal. São descritas as técnicas a céu aberto e por punção suprapúbica, suas indica- ções, contra-indicações e complicações.

Quando é realizado a cistostomia?

A cistostomia é indicada em diversas situações clínicas: retenção urinária aguda secundária a obstru- ção do colo vesical ou estenose de uretra (intranspo- níveis ao cateterismo vesical); pode ser indicada em certos tipos de traumas vesicais ou uretrais; após uretroplastias (para manter a uretra livre de urina ou ...

Como tratar a Cistostomia?

  • -Infecções graves do pênis e saco escrotal (síndrome de Fournier). Para evitar infecções na pelo por onde a sonda entra e infecções urinárias, a cistostomia deve permanecer o mínimo de tempo possível nos casos em que é possível tratar de forma rápida a doença que provocou essa situação.

Como fazer a Cistostomia a céu aberto?

  • A cistostomia a céu aberto não deve ser reali- zada se o paciente é portador, ou mesmo na suspeita, de tumores malignos da bexiga (possibilidade de dis- seminar células tumorais ou formação de fístulas vésico-cutâneas). Não é recomendável a realização desta cirurgia nos pacientes com acentuada redução da capacidade vesical.

Como é feita a cistectomia?

  • A cistectomia é feita sob anestesia geral por meio de um corte no abdômen ou por meio de vários cortes pequenos, sendo utilizado um aparelho que contém uma microcâmera em sua extremidade para visualizar a pelve internamente, sendo essa técnica denominada cistectomia laparoscópica. Entenda como é feita a cirurgia por laparoscopia.

Qual a importância da cistoscopia?

  • A cistoscopia é um exame que serve para auxiliar o médico no diagnóstico da patologia vesical (da bexiga), incluindo o cancro da bexiga, inflamação ou cálculos (litíase), entre outras. Veja mais informação em “indicações da cistoscopia”.

Postagens relacionadas: