O que significa tirar protesto?
Índice
- O que significa tirar protesto?
- O que que é um protesto?
- O que acontece se eu não pagar uma conta que foi a protesto?
- Qual é o objetivo de um protesto?
- Quanto tempo demora para cancelamento de protesto?
- Qual a função do protesto?
- Como o protesto pode ser resolvido de maneira rápida?
- Qual o prazo para a emissão do protesto?
- Será que o protesto pode ser feito em outra cidade?

O que significa tirar protesto?
O protesto é um ato formal que se destina a comprovar a inadimplência de uma determinada pessoa, física ou jurídica, quando esta for devedora de um título de crédito ou de um outro documento de dívida sujeito ao protesto. Somente o Tabelião e seus prepostos designados podem lavrar o protesto.
O que que é um protesto?
1º da Lei 9.492/97, "Protesto é o ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos (Cheque, Duplicata Mercantil, Nota Promissória, etc) e outros documentos de dívida" e serve também para fixação do termo de inicial de encargo, quando o título não lhe trouxer ...
O que acontece se eu não pagar uma conta que foi a protesto?
O que acontece se não pagar uma dívida protestada? Como explicamos acima, se o inadimplente não conseguir fazer o pagamento da dívida protestada, ele fica impossibilitado de ter alguns créditos, regularizar e financiar imóveis e até se inscrever em concursos públicos.
Qual é o objetivo de um protesto?
Protesto é o ato que prova o não pagamento ou o não cumprimento de obrigação originada em títulos extrajudiciais, (como Cheque, Duplicata Mercantil, Nota Promissória, etc) ou em outros documentos de dívida. Serve também para determinar uma data de vencimento, quando o título não trouxer expresso.
Quanto tempo demora para cancelamento de protesto?
Após o pedido e as taxas cartorárias pagas, o cancelamento será realizado em até em 5 dias úteis.
Qual a função do protesto?
- A função do protesto é comunicar aos órgãos legais de uma dívida não foi paga e delegar ao cartório a função de realizar a cobrança. Por ser feito em um cartório, esse processo é extrajudicial, não necessitando de advogado para ser resolvido.
Como o protesto pode ser resolvido de maneira rápida?
- O protesto pode ser resolvido de maneira rápida, sem precisar de advogado Atualmente, aproximadamente 63 milhões de pessoas estão com o nome sujo no SPC e Serasa por atrasar no pagamento de dívidas. Contudo, além dessas duas instituições, existe uma terceira forma de registrar a dívida: o protesto em cartório.
Qual o prazo para a emissão do protesto?
- Não existe intimação por e-mail ou telefone. O prazo limite para o protesto ser expedido é de três dias úteis. Se a intimação foi entregue no endereço no último dia do prazo do documento ou depois dele, o tempo para a emissão do protesto é prorrogado por mais um dia útil. Durante esse prazo de três dias, algumas situações podem ocorrer:
Será que o protesto pode ser feito em outra cidade?
- Pode acontecer do protesto ser feito em alguma outra cidade diferente do local de residência do protestado. Para conferir qual é o Cartório de Protestos onde o título protestado está, o interessado deve utilizar o serviço de atendimento da Serasa, que irá informar em qual cartório está registrado o protesto, além de dar outras informações.