O que é a Melanogenese?

Índice

O que é a Melanogenese?

O que é a Melanogenese?

A síntese de melanina, também chamada de melanogênese, é um processo enzimático que é catalisado principalmente pela tirosinase, proteína relacionada à tirosinase 1 (TYRP1) e ao dopacromo tautomerase (DCT). ... Esta produção alterada de melanina pode provocar lesão de pigmentação (cabelo grisalho, vitiligo etc.)

Qual o processo da melanogênese?

A melanogênese, processo fisiológico de pigmentação da pele, é um mecanismo de defesa em resposta à exposição à luz, e é seguida pelo rápido recrutamento de células imunológicas. Tanto a pigmentação quanto a resposta imune podem ser reguladas por interferon-γ (IFN-γ).

Como se dá a melanogênese?

A melanogênese. A coloração da pele humana é percebida em sua parte mais externa: a epiderme, onde os melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina, estão localizados. Com a exposição à radiação ultravioleta (UV), a melanogênese é aumentada pela ativação de uma enzima chave: a tirosinase.

Como acontece a sintetização da melanina?

A síntese de melanina é teoricamente explicada pela presença de uma enzima - tirosinase - concentrada no aparelho de Golgi dos melanócitos. O pigmento é originado a partir da polimerização do aminoácido tirosina por intermédio da ação da tirosinase, a qual passa de aminoácido incolor a um pigmento castanho.

Qual a origem da dopamina?

  • Vale destacar que a dopamina só foi assim considerada a partir da década de 1950. A dopamina faz parte da família das catecolaminas, que, por sua vez, são formadas basicamente por um catecol (3,4-di-hidroxibenzeno), o qual está conectado por uma ponte etil a um grupo amina.

Qual a relação entre a dopamina e a esquizofrenia?

  • Dopamina e a esquizofrenia. A esquizofrenia está relacionada com os níveis de dopamina no cérebro. A esquizofrenia é um transtorno caracterizado, principalmente, pela ocorrência de episódios de psicose, ou seja, em certas situações, o indivíduo não consegue separar as situações reais das irreais.

Qual a relação entre a dopamina e a doença de Parkinson?

  • A relação existente entre a dopamina e a doença de Parkinson está no fato de que, durante o desenvolvimento desse problema, ocorre a morte de neurônios dopaminérgicos — os neurônios responsáveis por liberarem a dopamina.

Qual a liberação da dopamina?

  • A liberação da dopamina envolve um processo de exocitose, ou seja, a dopamina é liberada por meio de vesículas que se fundem à membrana plasmática da célula e liberam o neurotransmissor ...

Postagens relacionadas: