O que é a compulsão à repetição?

O que é a compulsão à repetição?

O que é a compulsão à repetição?

A compulsão à repetição nada mais seria do que uma tentativa, por parte do ego, de obter um domínio destas situações desagradáveis, vinculando a energia. É mediante a repetição que o aparelho psíquico consegue o equilíbrio buscado pelo princípio do prazer.

Qual a relação entre transferência e compulsão à repetição?

O que nos interessa, diz Freud, é a relação da compulsão à repetição com a transferência e com a resistência, porque a transferência é um tipo de fragmento de repetição: “repetição é uma transferência do passado esquecido, não apenas para o médico, mas para todos os outros aspectos da situação atual (...) em cada ...

O que é compulsão psicanálise?

Nas explicações que Freud apresenta sobre essa neurose, compulsão não é simplesmente sinônimo de obsessão, mas diz respeito a uma peculiaridade de determinados sintomas obsessivos: trata-se de pensamentos ou atos que o sujeito realiza ainda que lhe pareçam um corpo estranho, pensamentos ou atos movidos por uma força ...

Como explicar o que é psicanálise?

A Psicanálise é um campo de investigação teórica e clínica da psique humana, ou em outras palavras, é o campo de estudo preocupado em explicar o funcionamento da subjetividade humana, auxiliando no tratamento de transtornos mentais. Fundada por Sigmund Freud, destaca processos mentais inconscientes.

O que é uma lembrança encobridora?

Lembrança encobridora trata-se de uma recordação, geralmente infantil, com muita nitidez e pouco significado, que tem por finalidade ocultar ou encobrir outra lembrança, esta sim de importante significado, usualmente experiências e fantasias sexuais infantis ou outras representações de natureza traumática.

Qual a diferença entre recordar repetir e elaborar na clínica psicanalítica?

Recordar, repetir e elaborar Ele assinala que "o paciente não recorda coisa alguma do que esqueceu ou reprimiu, mas expressa-o pela atuação ou atua-o. Ele o reproduz não como lembrança, mas como ação; repete-o, sem, naturalmente saber o que está repetindo" (p. 196).

O que é Compulsao para Freud?

Ainda em “Além do princípio de prazer”, Freud () define a compulsão à repetição como uma coação sofrida pelo indivíduo a reviver experiências que mesmo quando repetidas ocasionam desprazer e tampouco em seu passado obtiveram satisfação, assim contrariando a total dominância do princípio de prazer sobre o ...

Qual a hipótese de uma compulsão à repetição?

  • A hipótese de uma compulsão à repetição parece “mais primitiva, mais elementar, mais instintiva do que o princípio de prazer, que ela sobrepuja” (ibid., p. 23). Essa é a afirmação mais extrema de Freud sobre a compulsão à repetição.

Como dissociar a compulsão à repetição?

  • Desejo dissociar a compulsão à repetição de sua expressão através da ação. Do meu ponto de vista, a compulsão à repetição pode ser encontrada em material que não é ação. A repetição não é prejudicial em si. O que é prejudicial é que o paciente parece ignorar totalmente as relações entre os fragmentos repetidos.

Quando o paciente está entregue a uma compulsão à repetição?

  • Portanto, sem saber, quando em tratamento, o paciente está entregue a uma compulsão à repetição, sendo esta sua maneira de recordar.

Qual a especificidade da repetição?

  • A especificidade da compulsão à repetição é o fato de se repetir de diferentes modos, mas sem nenhuma consciência de que se está repetindo um mesmo conteúdo similar. As diferentes formas de repetição parecem não se relacionar umas às outras.

Postagens relacionadas: