O que é uma concausa absolutamente independente?

Índice

O que é uma concausa absolutamente independente?

O que é uma concausa absolutamente independente?

Concausas absolutamente independente: quando a causa efetiva do resultado (exemplo: resultado morte) não se origina do comportamento concorrente, se sub divide em concausas preexistente, concomitante e superveniente.

O que significa causa absolutamente independente superveniente que por si só produziu o resultado?

Na concausa relativamente independente superveniente que por si só produz o resultado a conclusão é outra. Trata-se das hipóteses em que a causa efetiva do resultado é considerada um evento imprevisível, que sai da linha de desdobramento causal então existente.

O que são as Concausas?

Sendo assim, seguindo tal linha de raciocínio, faz-se necessária a definição do termo "concausa", que nada mais é do que o concurso de fatores (preexistentes, concomitantes ou supervenientes) que, paralelamente ao comportamento do agente, são capazes de modificar o curso natural do resultado.

Qual a definição do termo concausa?

  • Sendo assim, seguindo tal linha de raciocínio, faz-se necessária a definição do termo “concausa”, que nada mais é do que o concurso de fatores (preexistentes, concomitantes ou supervenientes) que, paralelamente ao comportamento do agente, são capazes de modificar o curso natural do resultado.

Quais são os fatos relativamente independentes?

  • Os fatos relativamente independentes, como foi dito, devem ser conjugados à conduta do agente para que se alcance o resultado produzido e, igualmente, podem ser classificadas segundo o critério temporal. Quando preexistente, caso o agente desconheça a existência desse fato, este somente responderá por sua conduta.

Quais são as causas independentes?

  • As causas relativamente independentes "que von Liszt denomina independentes aparentemente, são relativas no sentido que derivam do fato de outrem ou de um acontecimento estranho ao agente, mas se ligam ao processo causal posto em movimento pelo agente (tratamento errado, golpe desferido por terceiro, etc.)."

Quais são as causas de concausas?

  • Elas apresentam uma relação de independência relativa e absoluta. Quando a causa efetiva não se origina da outra tem-se um caso de concausas absolutamente independentes. Caso a causa efetiva se origina da outra, direta ou indiretamente, fica configurado um caso de concausas relativamente independentes. As causas….

Postagens relacionadas: