Quais são os EPCs usados na enfermagem?

Índice

Quais são os EPCs usados na enfermagem?

Quais são os EPCs usados na enfermagem?

O equipamento de proteção individual (EPI) hospitalar deve ser utilizado para preservar o colaborador de riscos que ameacem a segurança e a saúde no decorrer de suas atividades. A lista de EPIs inclui, por exemplo, as luvas cirúrgicas e não cirúrgicas, as máscaras, os óculos, os aventais e as toucas.

Qual o tipo de EPIs para enfermagem?

  • A norma ainda prevê que todos os profissionais expostos a agentes biológicos devem usar equipamentos adequados, seguindo criteriosamente a lista de Equipamentos de Proteção Individual obrigatórios para enfermeiros e demais trabalhadores da área. Confira abaixo os principais tipos de EPIs hospitalares para enfermagem:

Qual a importância dos EPCs nos estabelecimentos de saúde?

  • O uso de EPCs nos estabelecimentos de saúde é de fundamental importância, pois eles reduzem acidentes de trabalho, contribuem com a prevenção de doenças, melhoram as condições laborais, oferecem comodidade, promovem a eficácia e a eficiência na execução das atividades e, ainda, representam baixo custo a longo prazo.

Como devem ser avaliados os EPIs para enfermeiros?

  • Além do já disposto nas normas vigentes, os EPIs para enfermeiros devem ser avaliados todos os dias para que se averigue sua qualidade e precisam estar guardados em locais acessíveis. As normas também exigem que sejam criados procedimentos de limpeza e descontaminação de todos os locais, incluindo EPIs e outros materiais de uso.

Qual a documentação para o fornecimento de EPIs?

  • É recomendado que o fornecimento de EPI, bem como treinamentos ministrados, sejam registrados através de documentação apropriada. Essa documentação é essencial para eventuais esclarecimentos em causas trabalhistas e fiscalizações. Instruir e treinar os funcionários quanto ao uso dos EPIs; Repor os EPIs quando danificados.

Postagens relacionadas: