Porque TNT e dinamite?

Índice

Porque TNT e dinamite?

Porque TNT e dinamite?

Ouça em voz altaPausarTNT (trinitrotolueno): criado para uso em artefatos bélicos na Primeira Guerra Mundial, é formado a partir da nitração do tolueno. Ao contrário da nitroglicerina, o TNT puro é uma substância estável e não tão sensível a atritos. Ele só explode com o auxílio de um sistema que dê energia para iniciar a reação.

Qual a composição da dinamite?

Ouça em voz altaPausarAtualmente, a composição da dinamite é uma mistura de nitroglicerina e nitrato de sódio finamente pulverizado, um absorvente combustível, como o pó de madeira, e 0,5% de carbonato de cálcio anidro, para neutralizar os ácidos formados na armazenagem.

Qual a química envolvida na explosão TNT?

Ouça em voz altaPausarQuímica. O explosivo TNT é o nitrocomposto trinitrotolueno e seu nome químico é 2-metil-1,3,5-trinitrobenzeno. Ele é um sólido amarelo cristalino que tem um imenso potencial explosivo. Por isto ele é muito utlizado em implosões de prédios e outras edificações.

Qual é a composição da nitroglicerina?

Ouça em voz altaPausarA nitroglicerina é um composto altamente instável e explosivo, sendo obtido por meio do tratamento do glicerol com uma mistura sulfonídrica (ácido sulfúrico com ácido nítrico). O glicerol sofre nitrificação, isto é, uma reação de substituição de três radicais por grupos nitro (NO3), formando a trinitroglicerina.

Qual a origem da dinamite?

  • A dinamite é um composto explosivo de nitroglicerina e substâncias absorventes que foi inventado pelo químico sueco Alfred Nobel, em 1867. Sua forma é em bastão, sendo também chamado de bananas de dinamite.

Por que a dinamite é instável?

  • A dinamite é composta por nitroglicerina misturada a um material absorvente. A nitroglicerina pura é uma substância altamente instável e explosiva, sensível a atritos e aumento de temperatura. A pasta formada pela mistura de nitroglicerina foi criada após uma explosão na fábrica de Alfred Nobel.

Por que o Dinamite é explosivo?

  • Dinamite é um artefato explosivo à base de nitroglicerina, misturado com terra diatomácea ( dióxido de silício em pó) ou com outro material absorvente, como serragem, argila, polpa de celulose ou pó de conchas, mais seguro que a pólvora e que a própria nitroglicerina em seu estado puro.

Quem é o inventor da dinamite?

  • Alfred Nobel, inventor da dinamite e também o criador do Prêmio Nobel. O TNT (trinitrotolueno) é um composto nitrogenado, assim como a nitroglicerina presente na dinamite. No entanto, são moléculas diferentes, pois o TNT tem mais carbonos e é composto por um anel aromático. Veja as duas moléculas lado a lado:

Postagens relacionadas: