Qual é o significado de VTDI?

Índice

Qual é o significado de VTDI?

Qual é o significado de VTDI?

Esse tipo de complemento aparece com verbostransitivos indiretos (VTI) ou verbos transitivos diretos e indiretos (VTDI). Pode-se dizer que, de modo geral, o objeto indireto indica o paciente da ação verbal, isto é, o elemento ao qual se destina a ação verbal expressa.

O que é Vtd e VTDI?

Contudo, se o sentido do verbo não depender de nenhum complemento, então, o verbo será intransitivo. Assim, em relação à transitividade verbal, os verbos podem ser: transitivos diretos (V.T.D.), transitivos indiretos (V.T.I.), transitivos diretos e indiretos (V.T.D.I.)

Como identificar um VTDI?

1.3 VTDI = verbo transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, ou verbo bitransitivo. Possui dois complementos, um sem preposição, e outro com preposição. Ex.: Enviei cartões de Natal a todos. Perguntas a fazer para o verbo; enviei O que? ( sem preposição); A quem? (com preposição).

O que é o Verbo Intransitivo?

Verbos que não precisam de complemento Os verbos intransitivos têm a capacidade de apresentar o sentido completo de uma ação. As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido.

Qual é a diferença entre Vtd e VTI?

VTD(verbo transitivo direto),que é quando o complemento do verbo não vem preposicionado,como,por exemplo,"eu comi um sanduíche",portanto um é artigo e também o VTI(verbo transitivo indireto),que é quando o complemento do verbo vem preposicionado. Por exemplo:"A empresa precisa de operários".

O que é verbo transitivo indireto exemplos?

São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”. ... Quando, porém, for usado um pronome oblíquo átono como objeto indireto, ela desaparecerá: “Obedeço a eles” = “Obedeço-lhes”.

Postagens relacionadas: