Qual o significado dos sinais de pontuação?

Índice

Qual o significado dos sinais de pontuação?

Qual o significado dos sinais de pontuação?

Sinais de pontuação são recursos prosódicos que conferem às orações ritmo, entoação e pausa, bem como indicam limites sintáticos e unidades de sentido. Na escrita, substituem, em parte, o papel desempenhado pelos gestos na fala, garantindo coesão, coerência e boa compreensão da informação transmitida.

Quais são as funções dos sinais de pontuação?

No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo. Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios.

Quando usar cada pontuação?

Pontuação

  1. Ponto ( . ) a) indicar o final de uma frase declarativa. ...
  2. Dois-pontos ( : ) a) iniciar a fala dos personagens: ...
  3. Reticências ( ... ) a) indicar dúvidas ou hesitação do falante. ...
  4. Parênteses ( ( ) ) ...
  5. Ponto de Exclamação ( ! ) ...
  6. Ponto de Interrogação ( ? ) ...
  7. Vírgula ( , ) ...
  8. Ponto e vírgula ( ; )

Qual o sinal que indica as falas de um texto?

Travessão (‒) É utilizado antes da fala de uma personagem, demonstrando assim que é um diálogo entre os personagens.

Como colocar pontuação corretamente no texto?

Não se limite aos pontos e as vírgulas. Os sinais de pontuação são restritos, mas não existe apenas pontos e vírgulas. Explore as outras opções. Não tema ao usar os parênteses, o ponto e vírgula ou dois pontos, por exemplo.

Quando se usa o ponto?

O ponto final ( . ), ou simplesmente ponto, é um sinal gráfico que como o próprio nome indica, é utilizado no final de frases declarativas ou imperativas (afirmativas ou negativas), marcando uma pausa mais longa.

Quais são os pontos base?

  • Os pontos base, conhecidos como PB, constituem uma unidade de medida comum para alterações nas percentagens financeiras. Uma alteração de 0,01% é o mesmo que um ponto base 1. Uma alteração relativamente significativa de 100% é o mesmo que 10.000 PB.

Qual o significado do ponto de exclamação?

  • Ponto de exclamação (!) Se apontarmos o significado de exclamar, saberemos quando utilizar o ponto de exclamação. Veja: exclamar é o ato de pronunciar em voz alta; bradar, clamar; gritar.

Quais são os dois pontos da matemática?

  • Dois Pontos (:) Esse sinal gráfico é utilizado antes de uma explicação, para introduzir uma fala ou para iniciar uma enumeração. Na matemática as quatro operações essenciais são: adição, subtração, multiplicação e divisão.

Quais são os pontos cardeais?

  • Os pontos cardeais são os principais pontos de referência para localização sobre a superfície terrestre, presentes na rosa dos ventos, e constituem-se de quatro: [1] Norte, inicial N, também chamado "Setentrional ou Boreal". [2] Sul, inicial S, também chamado "Meridional ou Austral". [3]

Postagens relacionadas: