O que é o conceito de totalidade?

Índice

O que é o conceito de totalidade?

O que é o conceito de totalidade?

O termo totalidade se refere ao total. Quando se diz que algo é total significa que se caracteriza por ser ou apresentar-se de maneira completa ou geral.

O que é totalidade para o serviço social?

Na sua individualidade singular, o ser social constitui uma totalidade onde estão presentes as dimensões da subjetividade e da objetividade de maneira indissolúvel e em relação inequívoca com outras totalidades. Ao mesmo tempo que é um ser singular, é um ser de relações em processo de desenvolvimento.

O que é totalidade Marx?

Na visão marxista, a categoria da totalidade concreta é entendida a partir da compreensão de que a realidade é totalidade concreta, fundada no principio: “tudo está em conexão com tudo, e que o todo é mais que as partes.” Ideias estas, imbricadas na questão em análise, uma vez que se constitui o ponto nodal do conceito ...

O que é a totalidade concreta?

A categoria da totalidade concreta tem como postulado que o todo nunca é a soma das partes,não pode ser, também, mas do que a soma deles. 2. ... Ou seja, o movimento da realidade se explica pelo antagonismo entre o momento da tese e o da antítese, cuja contradição deve ser superada pela síntese.

Qual a importância da mediação para o assistente social?

No Serviço Social a mediação abrange principalmente os conflitos familiares, e tem por objetivo, contribuir para o fortalecimento dos vínculos familiares em situações onde a convivência familiar esteja fragilizada e os direitos violados.

O que se entende por totalidade histórica?

Uma das principais características da produção científica moderna do conhecimento histórico é a busca da totalidade e de uma visão de conjunto da sociedade e dos objetos analisados.

O que é o marxismo?

Marxismo é um método de análise socioeconômica sobre as relações de classe e conflito social, que utiliza uma interpretação materialista do desenvolvimento histórico e uma visão dialética de transformação social. ... Análises e metodologias marxistas influenciaram várias ideologias políticas e movimentos sociais.

O que é a mediação em Marx?

É um processo no qual se propõe reconstruir, histórica e ontologicamente a forma de existência do ser social e, portanto retoma o cerne do processo constitutivo do ser social, a produção e reprodução da vida humana. Assim, o conhecimento do ser social só se torna possível impulsionado pelo trabalho.

Postagens relacionadas: