O que é o trauma?

Índice

O que é o trauma?

O que é o trauma?

Trauma é uma definição ampla usada para descrever lesões causadas por uma força externa devido a acidentes, violência ou auto-agressão. É categorizado por mecanismos de lesão que incluem: trauma penetrante, trauma contuso ou sua combinação.

O que é o trauma físico?

Quando se fala em trauma físico, refere-se a um tipo de lesão ou ferida que atinge o organismo a nível somático e pode ser causado por batidas acidentais ou feridas agudas.

Como saber se eu tenho um trauma?

Entre os principais sinais de que a pessoa tem um trauma estão:

  1. Sentimento de ansiedade, pânico, desespero, apreensão, raiva, culpa, irritabilidade e desamparo;
  2. Capacidade de cognição alterada, que pode afetar o raciocínio lógico, a concentração, confusão mental e a memória de situações triviais;

Quais são os tipos de traumas contusos?

contusos – quando não há perfuração da pele, como no caso de pancadas ou escorregões; mistos – uma combinação dos dois tipos, bastante comuns em acidentes de trânsito, por exemplo.

Quais são os 3 tipos de traumas em extremidades comumente atendidos no APH?

3.TRAUMAS EM EXTREMIDADES Trauma em extremidades são as intercorrências clínicas dos membros superiores e inferiores, como a fratura, entorse e luxação, além de detalhar essas intercorrências vamos aprender o atendimento pré-hospitalar desses problemas.

Quais são os traumas?

  • Além disso, os traumas são experiências dolorosas, como um acidente de carro, violência sexual, violência física, maus tratos, morte de alguém que se ama, etc. . Os traumas podem modificar o comportamento de uma pessoa, e a ciência ainda está tentando descobrir porque 20% das pessoas que sofrem um trauma não conseguem superar aquele acontecimento.

Qual é a especialidade da traumatologia?

  • Traumatologia, como o nome sugere, é a especialidade da medicina que cuida dos traumas. E, neste caso, trauma se refere a todo choque sofrido pelo corpo por causas mecânicas, atingindo o esqueleto, ou seja, os ossos e as articulações e também os músculos, tendões, ligamentos. Trata igualmente as lesões que afetam a locomoção.

Qual a função do traumatologista?

  • A função do traumatologista é, além de restaurar e reabilitar as funções do aparelho locomotor de uma pessoa, acompanhar sua recuperação e tratamento. Pode atuar em hospitais, seja em clínicas ou atendimentos de emergência (quando alguém sofre um acidente, por exemplo) ou até mesmo em clínicas de reabilitação, academias e centros esportivos.

Qual é o conceito de trauma psíquico?

  • O conceito de trauma psíquico é entendido como decorrente de um acontecimento que abalou de tal forma o indivíduo, que provocou modificações consideráveis no seu modo de funcionamento psíquico.

Postagens relacionadas: