O que fazem as abelhas operárias?

Índice

O que fazem as abelhas operárias?

O que fazem as abelhas operárias?

Elas são responsáveis pelo trabalho dentro e fora das colônias. Quando jovens, ficam com os trabalhos internos de limpeza e manutenção. Depois que envelhecem, passam a se dedicar à coleta de néctar, pólen, água e resina, além de defenderem a colônia.

Quem tem a função de fecundar a abelha?

Os machos da colônia, denominados zangões, possuem a única função de fecundar a rainha durante o voo nupcial. Os machos da colônia, denominados zangões, possuem a única função de fecundar a rainha durante o voo nupcial. ... Em determinados períodos, os machos são alimentados pelas operárias.

Como as abelhas trabalham?

Numa colmeia, as abelhas possuem uma hierarquia: as operárias trabalham para trazer o alimento (pólen e néctar), vigiar, limpar e cuidar das larvas. Os zangões (em pouca quantidade) têm a função exclusiva de fazer o acasalamento com a rainha e garantir a reprodução.

O que as abelhas zangões fazem?

Os machos da colônia, denominados zangões, possuem a única função de fecundar a rainha durante o voo nupcial. As larvas de zangões são criadas em alvéolos maiores que os alvéolos das larvas de operárias, levando 24 dias para completarem seu desenvolvimento de ovo adulto.

O que as abelhas fazem com o mel?

Com o néctar e o pólen coletado nas flores, as abelhas operárias produzem o mel, cera, própolis e geleia real. O mel é um tipo de açúcar com alto valor energético que serve de alimento para as abelhas.

Quem é o marido da abelha?

O zangão, zângão ou abelhão é o macho das diversas espécies de abelhas sociais, especialmente da abelha-europeia. Caracteriza-se pelo porte superior às obreiras e pela ausência de ferrão. Alheio às atividades de manutenção da colmeia, não produz mel porque não possui os órgãos essenciais para tais atividades.

Quais são as funções de cada abelha na colmeia?

Elas limpam os alvéolos da colmeia e as abelhas recém-nascidas, coletam néctar e pólen das flores, cuidam da alimentação das larvas, produzem cera para produção dos favos, elaboram o mel através da desidratação do néctar, produzem a geleia real, defendem a colmeia dos inimigos.

Como é feita a sociedade das abelhas?

As abelhas vivem em sociedades, nas quais é possível observar a divisão de tarefas entre os indivíduos. Quando observamos uma colmeia, verificamos que os indivíduos que nela vivem trabalham de forma cooperativa e há uma divisão em castas. As três castas são a rainha, o zangão e a operária.

Como é o funcionamento de uma colmeia?

Assim que as primeiras paredes são erguidas, a rainha deposita seus ovos. A partir daí, a colmeia entra em funcionamento total: parte das abelhas começa a coletar néctar para produzir mel, enquanto outras cuidam das larvas, vedam orifícios e constroem o resto dos favos.

Quem são as abelhas?

  • As abelhas pertencem ao Filo Artrópode, Classe Insecta, Ordem Himenóptera, Família Apoidea. São insetos sociais, ou seja, os indivíduos da espécie vivem juntos em colmeias e tem divisão de tarefas dentro dela. Apresentam heteromorfismo, há diferenças morfológicas relacionadas à função que desempenham dentro da colmeia.

Qual a importância econômica das abelhas?

  • Importância econômica e ecológica das abelhas As abelhas apresentam uma grande importância econômica, já que diversas substâncias produzidas por elas são utilizadas pelo homem de diversas formas. Entre as diversas utilidades, podemos destacar o uso de ceras na fabricação de cosméticos e o uso medicinal do mel e do própolis.

Qual a anatomia das abelhas?

  • A Anatomia das Abelhas Podemos dividir em três partes o corpo de uma abelha, quais sejam, cabeça, tórax e abdômen. Na cabeça estão os órgãos sensoriais, assim como as glândulas mandibulares. As antenas são essenciais para a vida do animal, posto que nelas estão os sentidos do tato, olfato e audição.

Quais são as abelhas sem ferrão?

  • Existem algumas espécies de abelhas nativas sem ferrão que são observadas a existência de duas rainhas ou mais. As abelhas Apis Mellifera constroem células reais quando o enxame se encontra sem uma rainha. Esse processo pode ser causado pelo envelhecimento da rainha que necessita ser substituída.

Postagens relacionadas: