Como ocorre a oxidação de alimentos em nosso organismo?

Índice

Como ocorre a oxidação de alimentos em nosso organismo?

Como ocorre a oxidação de alimentos em nosso organismo?

A oxidação é um processo auto-catalítico que afeta principalmente os ácidos graxos presentes na gordura de um alimento e que depende apenas de fatores iniciadores tais como radiação UV, oxigênio, íons metálicos de transição (Cobre e ferro), temperaturas elevadas, entre outros.

O que é oxidação alimentos?

A oxidação é um processo irreversível muito comum em óleos e gorduras, bem como em alimentos que contém estes componentes em sua composição. O resultado da oxidação são sabores e odores indesejáveis. Esta característica é popularmente conhecida como “ranço” em comidas e bebidas.

Quais os efeitos da oxidação nos alimentos?

Isso pode resultar em redução do valor nutricional ou ter até efeitos tóxicos pelo uso prolongado na nutrição animal. Entenda como evitar ou retardar o processo de oxidação.

Como acontece a oxidação das frutas?

A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. Exemplo: as saladas de frutas tendem a se escurecer quando entram em contato com o ar, isso porque o oxigênio age promovendo a oxidação das frutas.

O que é e como ocorre o processo de oxidação?

A oxidação ocorre quando a espécie química perde elétrons para outra, ficando com a carga mais positiva, isto é, o seu Nox (Número de oxidação) aumenta. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A redução, por outro lado, é o ganho de elétrons de uma espécie química, com a consequente diminuição do Nox.

O que causa oxidação no organismo?

A oxidação é um processo químico normal em nossos corpos, que resulta em moléculas instáveis chamadas radicais livres. Em pequenas quantidades, esses radicais livres são úteis para nossa saúde pois têm um papel importante nos processos normais de nossas células.

Por que os alimentos escurecem?

Quando a maioria das frutas é amassada, cortada ou triturada, rapidamente se torna escura. Esta descoloração é chamada de escurecimento enzimático, e é oriunda de reações catalisadas por uma enzima conhecida como polifenol oxidase (PPO), presente nessas frutas.

Quais as desvantagens da auto-oxidação nos alimentos?

O processo de oxidação é uma das principais reações de deterioração de alimentos, implican- do o aparecimento de sabores e odores ruins, conhecidos como ranço. Em consequência, provoca redução do valor nutritivo, e alguns produtos resultantes são tóxicos (Ordóñez, 2005).

Como evitar a oxidação de alimentos?

  • A embalagem a vácuo ou em bolsas de plástico previnem o processo da oxidação de maneira muito eficiente. Na indústria, normalmente os alimentos são introduzidos em atmosferas modificadas com menor quantidade de oxigênio para atrasar a oxidação e aumentar a vida útil do produto. Além disso, a refrigeração deixa o processo mais lento.

Quais fatores influenciam a oxidação nos alimentos?

  • Isso pode ser observado no caso de agentes seqüestrantes, como o ácido cítrico, que são eficazes apenas na presença de íons metálicos, e no caso dos agentes redutores, como o ácido ascórbico, que são eficazes na presença de tocoferóis ou outros antioxidantes primários. Quais fatores influenciam a oxidação nos alimentos?

Qual é o tipo de oxidação?

  • Pois bem, este é um fênomeno comum entre algumas frutas, alguns alimentos e também entre os metais. Chama-se oxidação. Oxidação é um tipo de reação Química. Nesta reação, os átomos das moléculas da maçã, da salada, do metal, etc. perdem elétrons.

Como ocorre a oxidação das frutas?

  • A oxidação é um processo que pode ser prevenido com o tratamento térmico. Dessa forma, são destruídas as enzimas que causam este resultado. Portanto, o cozimento das frutas e, inclusive, as receitas feitas com elas impedem que estas sofram uma oxidação e deteriorem sua qualidade nutricional.

Postagens relacionadas: