O que é a doença paralisia infantil?

Índice

O que é a doença paralisia infantil?

O que é a doença paralisia infantil?

Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção.

O que pode causar uma paralisia infantil?

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.

Como identificar uma paralisia infantil?

Os sintomas mais frequentes são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação (prisão de ventre), espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Nas formas mais graves instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores.

Quem teve paralisia infantil pode ter filhos?

Quem teve paralisia infantil pode ter filhos? Sim, quem teve paralisia infantil pode ter uma vida normal, mas respeitando suas limitações.

O que ataca a poliomielite?

A poliomielite também chamada de paralisia infantil, pólio ou ainda doença de Heine-Medin é uma infecção viral aguda causada por um dos três poliovírus existentes. É uma doença contagiosa, que ataca o sistema neurológico afetando o corpo inteiro podendo causar paralisia dos movimentos musculares.

Como vive uma criança com paralisia cerebral?

Crianças com paralisia cerebral são frequentemente lentas para atingir marcos do desenvolvimento, tais como aprender a rolar, sentar, engatinhar, sorrir ou caminhar. Os pais muitas vezes são os primeiros a suspeitar que seu bebê não está desenvolvendo habilidades motoras normalmente.

Quais os tratamentos da paralisia infantil?

  • Tratamentos da Paralisia Infantil: Não existe cura para Paralisia Infantil, por isso o foco do tratamento reside em diminuir a sensação de desconforto, acelerar a recuperação e garantir a qualidade de vida do paciente.

Quais são as sequelas da paralisia infantil?

  • Possíveis sequelas da paralisia infantil. As sequelas da paralisia infantil estão relacionadas com o comprometimento do sistema nervoso e, por isso, pode surgir: Paralisia permanente de uma das pernas; Paralisia dos músculos da fala e do ato de engolir, que pode levar ao acúmulo de secreções na boca e na garganta.

Qual foi o último caso de paralisia infantil no Brasil?

  • Segundo informações do Ministério da Saúde, o último caso de paralisia infantil registrado no Brasil foi em 1989, sendo a poliomielite erradicada no país por meio da cobertura vacinal, que hoje atinge 95% das crianças. Estes são os números que colocaram o Brasil na situação de exemplo para os demais países.

Por que uma criança com paralisia infantil não tem tanta sorte?

  • Uma criança com paralisia infantil deste tipo pode enfrentar anos de cirurgias, fisioterapia e outras intervenções sem recuperar a função plena. Embora muitas pessoas claramente tenham sofrido de pólio e ainda vivam vidas plenas e ricas, como o grande violinista Itzhak Perlman, muitas outras não têm tanta sorte.

Postagens relacionadas: