O que é padronização na contabilidade?

O que é padronização na contabilidade?

O que é padronização na contabilidade?

O que é Padronização Contábil? Voltando ao Aurélio, padronizar significa submeter a um padrão. Para a área da contabilidade internacional, dizemos que a padronização contábil busca unificar as práticas da área para que se tenha um modelo padrão a ser utilizado por todos os países, sem elasticidade alguma.

O que é a padronização internacional das normas contábeis Qual seu principal objetivo os motivos para sua adoção e as dificuldades de implementação?

A adoção das IFRS foi um processo que buscou projetar as empresas brasileiras no cenário internacional, visando uma abertura para a captação de recursos no exterior. Além disso, elas foram necessárias para o aumento da transparência e da compreensão das demonstrações brasileiras em qualquer país que as tenha adotado.

Quais os órgãos responsáveis pela emissão das normas internacionais de contabilidade?

O órgão internacional responsável pela elaboração das normas é o Internacional Accounting Standards Boards (IASB), Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade em português.

Como podemos entender a padronização das normas contábeis?

  • No entanto, se formos observar o conceito grifado logo acima, já conseguimos entender que a padronização das normas contábeis não admite flexibilidade, pois é um processo de uniformização. Exatamente por isso que a padronização contábil é um processo muito mais difícil de ser colocado em prática.

Qual a padronização da contabilidade brasileira?

  • A padronização, por sua vez, é um processo que busca reduzir todos os objetos de um processo a um só tipo, unificado, simplificado e utilizando um único modelo preestabelecido. Assim, observou-se a necessidade de harmonizar a contabilidade brasileira com as IFRS, ao invés de padronizá-la de acordo com o padrão mundial.

Como adotar as normas internacionais de contabilidade?

  • Com o Brasil inserido no cenário da globalização e do mercado de capitais, surgiu a necessidade de adotar as normas internacionais de contabilidade, com o propósito de minimizar os diferentes critérios e práticas para reconhecer e mensurar cada transação.

Qual a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais?

  • Portanto, utilizando termos mais próprios para a área da contabilidade, dizemos que há a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais das IFRS. Aliás, a convergência contábil é um processo que conta com a iniciativa de diversos países. Você pode agora se perguntar: então isso é o mesmo que harmonização contábil?

Postagens relacionadas: