O que é participação Bordenave resumo?

Índice

O que é participação Bordenave resumo?

O que é participação Bordenave resumo?

A participação é uma necessidade humana universal afirma Bordenave (1984, p. 11), o qual faz o seguinte comentário: As pessoas participam em sua família, em sua comunidade, no trabalho, na luta política. Os países participam nos foros internacionais, onde se tomam decisões que afetam os destinos do mundo.

O que é participação Juan Enrique Diaz?

A participação é o caminho natural para o ho- mem exprimir sua tendência inata de realizar, fazer coisas, afirmar-se a si mesmo e dominar a natureza e o mundo.

O que é participação espontânea?

2) Participação espontânea: diz respeito às formas de participação em grupos sociais – de amigos, de vizinhança; geralmente esses grupos são fluídos, sem organização estável e objetivos claramente definidos. ... Embora essa não seja ainda uma participação democrática, pode ser potencialmente transformadora.

Quais os novos conceitos segundo o acordo com Bordenave?

BORDENAVE lembra a possibilidade do "planejamento sem plano". A proposta "apóia-se na perspectiva da criação sem fronteiras ou da ação heurística capaz de permitir a cada passo do processo a descoberta de novas formas de ação e de reflexão.

Qual o significado da participação social?

Para esses autores, definir participação social implica entender as múltiplas ações que diferentes forças sociais desenvolvem com o objetivo de “influenciar a formação, execução, fiscalização e avaliação de políticas públicas na área social (saúde, educação, habitação, transporte, etc.)”.

Como se dá a participação por presença?

O primeiro nível de participação pode ser denominado de presença. Trata-se da forma menos intensa de participação, pois engloba comportamentos tipicamente passivos, como, por exemplo, a participação em reuniões, ou meramente receptivos, como a exposição a mensagens e propagandas políticas.

Postagens relacionadas: