O que é uma pedagogia diretiva?

Índice

O que é uma pedagogia diretiva?

O que é uma pedagogia diretiva?

De grosso modo, podemos considerar que a pedagogia diretiva é uma abordagem pedagógica em que o professor fala e o aluno reproduz. Isso significa que o estudante deve seguir todas as instruções que lhe são transmitidas. Assim, a relação entre professor e aluno está dentro de uma hierarquia.

O que é tendência não diretiva?

A Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova) enfatiza a formação de atitudes, o método é baseado na facilitação da aprendizagem, onde aprender é modificar as percepções da realidade. ... A aprendizagem é baseada no desempenho (aprender-fazendo). O Professor é o técnico e responsável pela eficiência do ensino.

O que é uma avaliação diretiva?

-Conceitos básicos: O professor é a autoridade máxima na sala de aula, é dele a palavra, e o aluno acaba se tornando um objeto do professor. O professor se torna um auxiliador da aprendizagem despertando o conhecimento que já existe no aluno. ...

O que é a pedagogia relacional?

Na pedagogia relacional o aluno só construirá algum conhecimento novo se ele agir e problematizar a sua ação. A aprendizagem é baseada nos processos de pensamento. ... Esse modelo pedagógico está alicerçado em teorias construtivistas de aprendizagem, que se fundam, principalmente, na Epistemologia Genética de Piaget.

Qual é a base epistemológica da pedagogia diretiva tradicional ou conteudista?

2.2 Pedagogia Diretiva - Epistemologia Empirista A pedagogia diretiva é considerada a pedagogia convencional, também conhecida como "pedagogia tradicional", "escola tradicional", "pedagogia da essência" ou "pedagogia conteudista". Consiste numa pedagogia centrada no professor, o professor ensina, e o aluno aprende.

Quais os tipos de modelos pedagógicos?

No texto de Fernando Becker, são apresentadas três diferentes formas de ensino/aprendizagem em sala de aula: Pedagogia Diretiva e Relacional e seus pressupostos epistemológicos.

O que é tendência pedagógica tecnicista?

O tecnicismo é uma tendência pedagógica que valoriza a técnica e a reprodução sistematizada atrelada às capacidades e habilidades dos indivíduos.

São propostas do Escolanovismo?

O escolanovismo acredita que a educação é o exclusivo elemento verdadeiramente eficaz para a construção de uma sociedade democrática, que leva em consideração as diversidades, respeitando a individualidade do sujeito, aptos a refletir sobre a sociedade e capaz de inserir-se nessa sociedade Então de acordo com alguns ...

O que é uma entrevista não diretiva?

A entrevista não-diretiva é originária de uma técnica psicoterapêutica, centrada no cliente e desenvolvida por Carl Rogers utilizada para obter informações baseadas no discurso livre do entrevistado; e pressupõe que o informante é competente para exprimir com clareza sua experiência, é uma maneira de receber ...

Qual o pressuposto da pedagogia não-diretiva?

  • No segundo modelo, Pedagogia Não-Diretiva e seu pressuposto epistemológico busca-se o extremo, onde o professor é apenas auxiliador ou facilitador para o aluno nas atividades. Nesse modelo tem-se a concepção de que o aluno traz consigo uma bagagem hereditária de conhecimento que necessita apenas de auxílio, no caso o professor, para despertar.

Quem é o professor da pedagogia?

  • O professor de certa forma é o próprio método, na sua função de facilitar ao aluno, para que os referidos possam atingir os objetivos da escola, que são a priori os objetivos dos estudantes. Uma educação centrada na Pedagogia cuja referência básica é o aluno.

Quais são as correntes pedagógicas?

  • Essas correntes epistemológicas influenciaram procedimentos pedagógicos a partir de suas concepções filosóficas. 1) Pedagogia não diretiva: o aluno é o centro de todo o processo pedagógico (A→P). 2) Pedagogia diretiva: o professor é o centro de todo o processo pedagógico (A←P).

Postagens relacionadas: