O que são despesas correntes e de Capital?

O que são despesas correntes e de Capital?

O que são despesas correntes e de Capital?

Insere-se nas despesas de Capital, de forma geral, as contas de aquisições de bens patrimoniais (desapropriações, veículos, equipamentos de informática e outros) e nas despesas correntes inserem-se, de forma geral, as despesas de custeio e as despesas com pessoal.

O que são as despesas de Capital?

Despesas relacionadas com aquisição de máquinas equipamentos, realização de obras, aquisição de participações acionárias de empresas, aquisição de imóveis, concessão de empréstimos para investimento.

Qual é a diferença entre despesa corrente é despesa de Capital?

Por exemplo, as aquisições de equipamentos, o desenvolvimento de softwares e a manutenção evolutiva são classificados como despesas de capital. As manutenções nos equipamentos ou programas são despesas correntes.

O que são transferências correntes e de Capital?

São também Transferências de Capital as amortizações do principal da dívida pública, sendo que os juros correspondentes são classificados nas transferências correntes.

O que são despesas efetivas e não efetivas?

Despesa orçamentária efetiva: corresponde àquela despesa que reduz a situação líquida patrimonial, e decorre em fato contábil modificativo diminutivo. Despesa orçamentária não efetiva: corresponde aquela despesa não interfere na situação líquida patrimonial, e decorre em fato contábil permutativo.

Qual é a diferença entre receita corrente e receita de capital?

79 - Receitas Intra-Orçamentárias com Outras Receitas Correntes: são os ingressos correntes provenientes de outras origens, não classificáveis nas anteriores. ... 85 - Outras Receitas de Capital: registra o valor arrecadado com outras receitas vinculadas ao acréscimo patrimonial da unidade.

O que são receitas de transferências correntes?

Receita Transferências Correntes – Dotações destinadas a terceiros sem a correspondente prestação de serviços, incluindo as subvenções sociais, os juros da dívida, a contribuição de previdência social, etc.

Qual a diferença entre as despesas correntes e despesas de capital?

  • Já discorremos, em outra oportunidade, sobre a diferença entre as despesas correntes e despesas de capital e as despesas POR ELEMENTOS. Caso tenha perdido, veja aqui. Cumpre relembrar que, segundo a Lei 4.320, a discriminação da despesa será feita no mínimo por elementos na Lei de Orçamento (LOA).

Quais são as despesas correntes de uma administração?

  • Entre as despesas correntes mais comuns e conhecidas de uma administração estão as seguintes: as remunerações, os pagamentos de impostos, de alimentos, materiais, utensílios, matérias-primas, elementos que servem na produção, serviços bancários, aluguéis, entre outros. Para citar no seu trabalho (Norma ABNT):

Por que a despesa corrente está ligada à produção e ao consumo?

  • Isto é, a despesa corrente está vinculada especialmente à produção e ao consumo efetuado pelo estado de questões específicas já citadas anteriormente como pagar funcionários e os produtos e serviços que necessitam.

Quais são os elementos de despesa?

  • Veja apenas alguns exemplos de elementos de despesa (a lista é imensa): Conforme já explicado, o elemento é o menor desdobramento da classificação por natureza de despesa que possui caráter obrigatório.

Postagens relacionadas: