O que causa a pediculose?

Índice

O que causa a pediculose?

O que causa a pediculose?

Pediculose da cabeça é a infestação dos cabelos pelo parasita Pediculus humanus. Os piolhos são insetos pequenos, sem asas, que se alimentam de sangue. A transmissão ocorre pelo contato direto ou pelo uso de bonés, chapéus, escovas de cabelo, pentes ou roupas de pessoas contaminadas.

O que gera o prurido na pediculose?

O piolho alimenta-se do sangue do hospedeiro e, ao sugá-lo, causa coceira e deixa a região irritada. Geralmente, a coceira inicia-se atrás da orelha ou na região da nuca.

Qual os males que os piolhos podem causar?

As principais complicações da pediculose não tratada são consequências do ato de coçar. A coçadura provoca escoriações que, além de tornar o prurido mais intenso, podem provocar infecções de pele inicialmente localizadas como foliculite, impetigo ou celulite.

Qual a causa mais comum de pediculose?

  • Os piolhos são a causa mais comum de pediculose e ocorrem mais comumente em crianças em idade escolar. Os piolhos são muito pequenos, o que os torna difíceis de detectar a menos que se esteja realmente olhando. Mais frequentemente, a inspeção de piolhos mostra lêndeas, os pequenos ovos de piolho que se prendem à base do eixo do pelo.

Como fazer o tratamento da pediculose?

  • Tratamentos. No tratamento da pediculose são utilizados vários tratamentos: Roupas e utensílios pessoais de pano usados nas últimas 48 horas devem ser lavados com água em temperatura acima de 50 graus Celsius e/ou secados em máquinas de secar roupas nas mais altas configurações de calor.

Quais os sintomas da pediculose da cabeça?

  • Na pediculose da cabeça, é possível observar facilmente a presença dos ovos do parasita próximo da raiz do cabelo. A pediculose pode causar alguns sintomas, sendo o principal deles a coceira intensa, desencadeada por substâncias anestésicas e anticoagulantes liberadas pelo parasita no momento de sua alimentação.

Quais as manchas na pediculose do corpo?

  • Na pediculose do corpo são encontradas escoriações, pápulas (“bolinhas”), pequenas manchas hemorrágicas e pigmentação, principalmente no tronco, na região glútea e abdome.

Postagens relacionadas: