Como funciona a pega do concreto?

Índice

Como funciona a pega do concreto?

Como funciona a pega do concreto?

O cimento necessita de água para formar um processo cristalino que conduz a sua solidificação, principal característica reológica. ... Este “retardamento” se deve à adição de sulfato de cálcio (gesso), já que a reação com o aluminato do cimento é instantânea, ou seja, a pega é imediata.

Qual é o tempo de pega do concreto?

  • De maneira bem rapidinha podemos falar que o tempo de pega do concreto está relacionado ao tempo que ele demora para “pegar” as propriedades que estão sendo visadas para a realização daquela obra em específico. Não entendeu? Sem problemas, a gente te explica direitinho o que é, é só continuar ligado neste artigo!

Qual a duração da pega?

  • O fim da pega se dá de 5 a 10 horas nos casos de cimentos normais; na pega rápida o fim se verifica poucos minutos após o início. Vários são os fatores que influenciam a duração da pega, dentre os quais podemos enumerar os seguintes casos:

Quais são os tempos de pega?

  • Na prática, os tempos de pega referem-se às etapas do processo de endurecimento, solidificação ou enrijecimento do cimento e, em consequência, do concreto. Também são utilizados os termos perda de plasticidade, perda de trabalhabilidade ou ainda cristalização para o entendimento destes tempos.

Qual é o início da pega?

  • O inicio de pega é o intervalo decorrido desde a adição de água ao cimento até o momento em que a agulha de Vicat estacionar a (4 1)mm da base do molde que contem a pasta de cimento. Diversos autores o definem como o momento final do enrijecimento (ato de tornar duro) do concreto ou o inicio do ganho da resistência mecânica propriamente dita.

Postagens relacionadas: