O que são as dilatações da medula?

Índice

O que são as dilatações da medula?

O que são as dilatações da medula?

A medula apresenta duas dilatações denominadas intumescências cervical e lombar. Apresenta 31 pares de nervos espinhais correspondentes aos segmentos medulares. Abaixo de L2 irá se constituir a cauda eqüina.

Qual o nome da dilatação na região cervical e lombar da medula?

A medula espinhal tem a forma de um cordão arredondado, que é percorrido por sulcos longitudinais. É achatada e apresentando duas dilatações, ou intumescências, a dilatação (intumescência) cervical (situada na região cervical) e a dilatação (intumescência) lombar (inferior, ocupa a região lombar).

O que é Intumescência cervical e lombar?

A formação destas intumescências se deve pela maior quantidade de neurônios e, portanto, de fibras nervosas que entram ou saem destas áreas. A intumescência cervical estende-se dos segmentos C4 até T1 da medula espinhal e a intumescência lombar (lombossacral) estende-se dos segmentos de T11 até L1 da medula espinhal.

Qual a divisão da medula espinhal em um ser humano?

A medula espinhal tem a forma de um cordão arredondado e dela se originam 31 pares de nervos espinhais. A medula pode ser dividida em 6 partes: cervical superior, dilatação cervical, dorsal, lombar, cone terminal e filamento terminal.

O que é chamado H medular?

A região interna da medula, em forma de “H”, é chamada de substância cinzenta devido à grande concentração de corpos celulares dos neurônios que lhe dão essa coloração. Enquanto a parte mais externa contêm mais dendritos e axônios e fica mais esbranquiçada, sendo denominada substância branca.

O que é um nervo espinhal?

Os nervos espinhais (n.e.) fazem parte do sistema nervoso periférico, existindo 31 pares: 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo. Eles realizam a comunicação do SNC aos receptores sensitivos, aos músculos e glândulas em todas as partes do corpo.

O que é uma Intumescencia?

Significado de Intumescência Característica do que está inchado, inchação, tumefação: intumescência do baço.

Quantos são os segmentos medulares?

Existem 31 segmentos – 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo. No entanto esta segmentação não é visível, apresentando-se toda a estrutura como um contínuo longitudinal com dois alargamentos (intumescência cervical e intumescência lumbossagrada) e uma terminação caudal (cone medular).

Qual a estrutura da medula espinal?

  • A medula espinal é coberta por três meninges: pia-máter, aracnóide e dura-máter. Há cinco regiões no total formando a seguinte estrutura: cervical, torácica, lombar, sagrada e coccígea.

Quais são as raízes posteriores da medula?

  • As raízes posteriores entram na medula espinal através dos sulcos posterolaterais na face dorsal. Os gânglios espinais, que contém o pericário (corpos celulares) de cada neurônio (neurónio) sensitivo estão localizados dentro das raízes posteriores.

Será que a medula espinhal faz parte do sistema nervoso?

  • Apesar de ser confundida com a medula óssea, aquela está relacionada com a produção de células sanguíneas, enquanto que a medula espinhal faz parte do sistema nervoso central.

Quais são as membranas da medula?

  • Externamente, a medula é envolvida por 3 membranas ricas em fibras colágenas, as meninges. Essas membranas contêm espaços entre elas, que são lubrificados pelo liquor ou líquido cefalorraquidiano. O liquor é um fluido incolor e aquoso que ajuda a proteger o sistema nervoso central de impactos.

Postagens relacionadas: