O que é a periferização da pobreza?

Índice

O que é a periferização da pobreza?

O que é a periferização da pobreza?

Trata-se da formação social, do indivíduo que estamos produzindo, inserido num contexto onde as desigualdades sociais, as indiferenças e a violência são crescentes.

O que é periferização IBGE?

Compreende-se que a periferização é um processo, no qual a edificação de novas áreas residenciais não se deu de forma contínua à malha urbana, mas sim a partir de grandes vazios urbanos: “(…) e sobretudo as grandes, ocupam, de modo geral, vastas superfícies, entremeadas de vazios.

O que é Urbanização Espraiada?

Para o geógrafo MILTON SANTOS (1993), essa seria a definição de urbanização espraiada, termo que configurou um tipo de cidade caracterizada pela periferização, fragmentação e dispersão.

Como ocorre a periferização do Grande Rio?

É a chamada periferização criada pelas forças da especulação imobiliária. Um exemplo vem da Região Norte do Brasil. Em Belém, no Pará, uma área habitada por ocupações irregulares há várias décadas está sendo removida para que a região possa ser reurbanizada de forma a absorver os interesses do mercado imobiliário.

O que é gentrificação aponte uma consequência desse fenômeno?

Gentrificação (do inglês gentrification) é o fenômeno que afeta uma região ou bairro pela alteração das dinâmicas da composição do local, tal como novos pontos comerciais ou construção de novos edifícios, valorizando a região e afetando a população de baixa renda local.

Postagens relacionadas: