O que é um protocolo de AVC?

Índice

O que é um protocolo de AVC?

O que é um protocolo de AVC?

O protocolo institucional de neuroimagem utilizado no CÓDIGO AVC é a TOMOGRAFIA DE CRÂNIO SEM CONTRASTE e a ANGIOTOMOGRAFIA CERVICAL. No contexto do CÓDIGO AVC a angiotomografia deve ser realizada rotineiramente sem a necessidade de avaliação prévia dos exames de uréia e creatinina.

Qual o procedimento para AVC?

Acidente Vascular Cerebral (AVC) O tratamento do AVC isquêmico, utilizado em todo o mundo há vários anos, pode ser feito com medicamento trombolítico administrado na veia do paciente. A função do medicamento é dissolver o coágulo sanguíneo que está entupindo a artéria cerebral e causando a isquemia.

Por que existe um protocolo de atendimento ao AVC?

Os objetivos específicos deste protocolo incluem a rápida identificação dos sinais de alerta para um AVC, o pronto desencadeamento do processo de investigação diagnóstica, o rápido início das medidas terapêuticas de fase aguda (gerais e específicas), a implantação de medidas de prevenção secundária e de reabilitação, ...

Quais os exames para diagnosticar AVC?

Exames para diagnóstico de AVC

  • Tomografia de crânio;
  • Ressonância Magnética crânio encefálica;
  • Glicemia;
  • Eletrólitos séricos;
  • Ureia sérica e creatinina;
  • Enzimas cardíacas;
  • ECG – eletrocardiograma;
  • Radiografia digital de tórax;

Tem cirurgia para AVC?

É a trombectomia, uma cirurgia que teve seu custo-benefício colocado à prova. A técnica funciona como uma espécie de cateterismo, que ajuda a aspirar o coágulo para desobstruir o vaso sanguíneo no cérebro. Ela é aprovada desde 2015 em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Holanda e Espanha.

Como funcionam os protocolos de AVC?

  • As equipes de AVC ajudam a coordenar o atendimento do paciente com AVCI agudo desde o momento em que ele chega na emergência, torna mais rápida a avaliação, aumenta a utilização de terapias efetivas no AVC e, em conseqüência, melhora a evolução dos pacientes13. 2. Protocolos escritos

Quais são os procedimentos para o diagnóstico do AVC?

  • Após a suspeita de AVC e o acionamento do CÓDIGO AVC, devem ser imediatamente iniciados medidas terapêuticas gerais e procedimentos diagnósticos complementares, e estabelecida comunicação multiprofissional e multisetorial integrada. 6.1 Atendimento pré-hospitalar

Como funciona a unidade de AVC?

  • No departamento de emergência, devem existir fluxogramas de atendimento dos pacientes com AVC. 4. Unidade de AVC Deve ser dirigida e atendida por equipe (neurologistas, clínicos, cardiologistas, intensivistas, técnicos, enfermeiros) com treinamento em cuidados de pacientes com doença cerebrovascular.

Quem deve ter um centro de AVC?

  • Centros de AVC devem ter um banco de dados ou um registro com número de pacientes, tipo de AVC de cada paciente, tempos em cada etapa de atendimento e medidas de evolução. Tempos-alvo necessitam ser estabelecidos em cada etapa, assim como indicadores de qualidade no atendimento destes pacientes.

Postagens relacionadas: