Quais as principais vias de permeabilidade cutânea?

Quais as principais vias de permeabilidade cutânea?

Quais as principais vias de permeabilidade cutânea?

Intracelular ou transcelular: através dos corneócitos; Intercelular: através dos espaços entre os corneócitos; Transfolicular: através dos folículos pilosos; Transglandular: pelas glândulas sudoríparas.

Quais são os fatores que afetam a permeabilidade cutânea?

Somados a estes fatores, relacionados à composição estrutural da pele, a permeação de substâncias ativas na pele pode ser afetada por alterações fisiológicas ou patológicas do órgão, como: espessura, temperatura, grau de hidratação, limpeza da pele, fluxo sanguíneo, concentração de lipídios, número de folículos pilosos ...

Quais são os facilitadores de permeação cutânea?

Entre os promotores de permeação conhecidos estão os fosfolipídios, compostos com propriedades anfifílicas que atuam como emulsionantes, mas com boa tolerância cutânea, pois também são constituintes naturais das membranas celulares (bicamada fosfolipídica).

O que é um promotor de permeabilidade cutânea?

Promotores químicos Por definição, um promotor químico de penetração cutânea aumenta a permeabilidade da pele por induzir reversivelmente um dano ou uma alteração físico-química no estrato córneo, com a finalidade de reduzir sua resistência à difusão.

Quais são as vias de permeação dos ativos?

Dependendo das propriedades físico-químicas do produto aplicado, a penetração pode se dar através de duas vias: transdérmica ou transanexal. Na primeira, o produto penetra por entre as células (intercelular) ou por dentro delas (transcelular). Esta via é bastante lenta, em função da extensão e espessura desta camada.

Quais fatores afetam a absorção de ativos na pele?

Existem dois fatores que são preponderantes na absorção cutânea: o estado da pele e a idade do indivíduo. Se existe uma alteração devido a alguma patologia (por ex. dermatose), as propriedades da camada córnea são alteradas e a penetração das substâncias pode ser aumentada ou diminuída.

O que são e como agem os fatores que afetam a permeabilidade cutânea?

A permeabilidade da pele e de seus anexos funciona de acordo com as suas características físico-químicas: pH cutâneo, a carga elétrica da substância, a lipossolubilidade ou hidrossolubilidade das secreções sudoríparas e sebáceas, frente aos produtos que podem penetrar na pele.

Quais são as barreiras que os cosméticos enfrentam para permeabilidade cutânea?

A camada mais externa, o estrato córneo, desempenha uma importante função de barreira cutânea. Essa barreira deve ser bem estruturada para se evitar a perda de água (perda de água transepidermal) e a entrada de microorgarnismos e agentes inflamatórios.

Como ocorre a permeação cutânea de ativos dermatológicos?

Quando há um aumento da hidratação do estrato córneo, a distância entre os corneócitos aumenta, e a coesão entre eles diminui (BERARDESCA, 2001), facilitando a descamação da pele (NARDIN e GUTERRES, 1999).

Quais os procedimentos estéticos que modificam a permeabilidade cutânea?

Absorção Através da Pele Existem algumas técnicas que aumentam a permeabilidade cutânea. Ex.: Massagem: por meio de manobras na superfície cutânea, o cosmético é introduzido. Os vasos sanguíneos se dilatam, favorecendo a permeabilidade. - Calor: apresenta efeitos térmicos e dilatadores.

Como aumentar a permeabilidade cutânea?

  • Temperatura elevada – Aumenta a permeabilidade cutânea. Umidade do ambiente – Aumenta a permeabilidade cutânea. Concentração do princípio ativo – Poder de difusão aumenta a permeabilidade. Veículos – A forma cosmética pode aumentar a permeabilidade cutânea. Higienização da pele – Diminui a barreira lipídica aumentando a permeabilidade cutânea.

Qual a permeabilidade da pele?

  • Fluxo sanguíneo – Hiperemia facilita a permeação. Hidratação – Quanto mais hidratada a pele maior a permeação. Região da Pele – Região com grande número do folículos pilosos ou mais vascularizada é mais permeável. PH da pele – Quanto mais alcalina maior permeabilidade.

Qual a influência do cosmético na permeação?

  • O veículo empregado no cosmético também possui influência na permeação ou penetração. Este pode conter agentes específicos chamados promotores de absorção, que interagem com o estrato córneo, alterando sua resistência natural. A oclusão do tecido cutâneo proporciona aumento da hidratação do estrato córneo, gerando aumento da permeação.

Como ocorre a absorção cutânea?

  • 3 - Fatores genéticos e ambientais alteram a produção de lipídios e o mecanismo de reparo da barreira cutânea. A absorção cutânea envolve três etapas distintas: a dissolução do ingrediente ativo no veículo, a difusão do ingrediente ativo solubilizado do veículo para a superfície da pele e a penetração do ativo através das camadas da pele.

Postagens relacionadas: