O que são as emissões Gama?

Índice

O que são as emissões Gama?

O que são as emissões Gama?

A radiação gama é um tipo de radiação eletromagnética produzida geralmente por elementos radioativos. As explosões cósmicas de raios gama são os fenômenos que emitem a maior quantidade de energia por unidade de tempo no universo.

Qual a diferença entre radiações alfa e gama?

A radiação alfa possui uma massa e carga elétrica relativamente maior que as demais radiações, além de ser muito energética. ... Observação importante: apenas os raios alfa e beta possuem carga elétrica, os raios gama são isentos de carga.

Por que a radiação gama é perigosa?

  • Visto que se trata de uma onda eletromagnética, e não de uma partícula, a radiação gama não possui carga nem massa e, por isso, não sofreu desvio no experimento de Rutherford. Sua representaçaõ é dada simplesmente por: γ. Dentre essas três emissões radioativas naturais, a radiação gama é a mais perigosa.

Quais são os efeitos dos raios gama?

  • Efeitos dos raios gama. A radiação gama é capaz de produzir diversos efeitos biológicos. No entanto, esses efeitos são determinados por alguns fatores, como o tipo do tecido que sofre a irradiação, o tempo de exposição e a intensidade da radiação.

Como é produzida a radiação gama?

  • A radiação gama é produzida, na maioria dos casos, pelo decaimento radioativo de núcleos atômicos instáveis. Os raios gama são extremamente energéticos e são as ondas com as maiores frequências de todo o espectro eletromagnético (superiores a 10 18 Hz).

Como ocorrem as emissões radioativas?

  • Ocorrem em núcleos instáveis, mais conhecidos como radioativos, que se modificam espontaneamente para adquirir maior estabilidade. Nessa transformação, partículas são emitidas do núcleo com grande velocidade. É o que chamamos de emissões radioativas.

Postagens relacionadas: